Entretenimento

Rita Lee é a grande homenageada no mês do rock; confira a programação

Shows e exposições estão entre os eventos que fazem tributos à “padroeira da liberdade”


14/07/2023 16h30

No último dia 13 de julho, foi comemorado o Dia Mundial do Rock. No Brasil, as celebrações foram repletas de homenagens à Rita Lee, considerada a rainha do rock brasileiro, que faleceu em maio deste ano. As apresentações e tributos continuarão nas próximas semanas, já que julho também é conhecido por ser o mês do rock.

Aos fãs e curiosos de Rita Lee, o site da TV Cultura reuniu as principais programações em homenagem à “padroeira da liberdade”.

De Beto Lee, para sua mãe


Foto: Divulgação

“Uma homenagem a Rita Lee por Beto Lee (in concert)” é o novo show do filho da cantora, que acontecerá no dia 29 de julho, às 20h, no Vibra São Paulo. Os ingressos, que custam a partir de R$ 60,00, já estão à venda no site.

A cantora Fernanda Abreu e a Orquestra Sinfônica Villa Lobos, regida pelo Maestro Adriano Machado, estão entre os convidados. A cantora Luísa Sonza também deve realizar uma participação especial.

Para o show, Beto Lee selecionou as principais músicas da carreira de sua mãe. Entre as canções estão sucessos como Saúde, Lança Perfume, Ovelha Negra, Ando Meio Desligado, Agora Só Falta Você, On The Rocks, Mania de Você e Banho de Espuma.

“É com enorme prazer que eu irei celebrar a vida e obra da minha mãe. Uma tarefa nada fácil, afinal são décadas de muita história e de muita música. Mas sinto que tudo tem a hora certa para acontecer. E estou pronto para encarar esse projeto como ele merece”, afirmou Beto Lee. 

Rita no metrô de São Paulo


Foto: TV Cultura/Silvio Júnior

O site da TV Cultura visitou, nesta quinta-feira (13), a inauguração da exposição “Rita Lee como vovó Ritinha”. A convite do Metrô da capital paulista, 20 ilustrações dos livros infantis e desenhos inéditos do artista Guilherme Francini foram posicionadas na estação da , a mais movimentada da cidade.

Em formato de painéis, a exposição, que retrata Rita nas mais variadas facetas, vai até o dia 13 de agosto.

Francini disse que inaugurar a exposição no Dia do Rock em São Paulo “é um sonho”, ainda mais se tratando de uma homenagem a uma figura que ele considera amiga, musa e “fada-madrinha”.

“Sem nunca ter visto um desenho meu, ela me convocou para ilustrar seu livro infantil ‘Amiga Ursa’. Sem nunca ter desenhado profissionalmente, eu topei. Nossa parceria continuou por mais três obras”, destacou o designer sobre a relação com a cantora.

O artista também comentou sobre as representações em exibição e a importância de se ter um projeto num espaço de tamanha visibilidade.

“As ilustrações que eu fiz para a Rita são muito lúdicas, com direito a fadas e discos voadores. Acredito que vão fazer muita gente feliz, como ela gostaria”, destacou.

Foto: TV Cultura/Silvio Júnior

Em questão de minutos após a inauguração, o ambiente chamou a atenção de inúmeros pedestres que vinham observar a exposição gratuita na Linha 1-Azul. Uma das visitantes foi Célia Maria, de 73 anos, que disse que as ilustrações a lembraram do tempo em que ela frequentava bailes ao som de Rita Lee.

“Achei a exposição maravilhosa! Eu vou comprar um desses livros para mostrar para minha neta de oito anos”, afirmou Célia.

De família fã do estilo musical, ela ainda comentou sobre a sua relação com o rock, que segundo dados do Spotify, se tornou o terceiro gênero musical mais ouvido no Brasil durante o primeiro semestre deste ano.

“O rock não vai morrer! Hoje eu ouvi Barão Vermelho, Cazuza e a própria Rita Lee, eles fazem parte da história da música”, finalizou a visitante.

Bordados e pinturas de Rita na estação Campo Belo


Foto: TV Cultura/Silvio Júnior

Na falta de uma, o metrô paulistano recebe duas exposições que reverenciam Rita Lee. Com bordados e pinturas que retratam a vida da cantora, a mostra de Gaby Alves ficará até o dia 31 de julho na estação Campo Belo, da ViaMobilidade, Linha 5-Lilás.

De acordo com a artista responsável, os 10 painéis são inspirados no espírito de liberdade e no legado deixado por Rita, de que “o rock pode sim ser feito por mulheres fortes”.

Foto: TV Cultura/Silvio Júnior

O projeto, também inaugurado no Dia do Rock, estava sendo desenvolvido desde fevereiro e já se encontra disponível para quem passar pelo meio de transporte.

“Para mim além de ser uma grande homenagem, uma memória afetiva, o metrô é um espaço democrático, é muito bom levar um pouquinho das minhas cores ao dia a dia movimentado da capital paulistana. Rita era assim democrática, então para mim não teria lugar melhor”, disse Gaby Alves ao site da TV Cultura.

Viva Rita!

No próximo domingo (16), a partir das 17h, o grupo Calango Brabo apresenta, no Novo Anhangabaú, em São Paulo, o show “Viva Rita”. O tributo faz parte do projeto “Sons do Vale”, uma série de apresentações gratuitas que reúne artistas nacionais para celebrar o mês do rock.

Como já destacado na coluna de Adriana de Barros, a banda percorre pela música regional brasileira sem deixar de lado a personalidade roqueira firmada na obra de Rita Lee. Dessa forma, tem a proposta de unir os acordes do rock a partir de uma sonoridade representativa trazida de diferentes origens que compõem a região do Nordeste do Brasil.

Leia também: Calango Brabo celebra o mês do rock com show em homenagem a Rita Lee


Confira outros tributos à padroeira da liberdade

Na próxima terça-feira (18), o cantor Leo Cavalcanti apresenta às 21h o show “Um rito para Rita” no Clube Manouche, Rio de Janeiro. O evento contará com a participação de Qinhones e Arícia Mess.


Com a intenção de expandir o rock carioca, o Coletivo Rio + Rock realiza apresentações de tributo a Rita Lee com diversas atrações na capital fluminense. Os próximos shows devem ocorrer na sexta-feira (14), às 20h, no Experience Music Lapa, e durante o final de semana (15 e 16), às 19h, na Casa de Cultura Laura Alvim.


Em Florianópolis (SC), a cantora ABruna sobe ao palco no Jurerê Open Shopping para cantar os principais sucessos da rainha do rock brasileiro.



Em outras ocasiões, a cantora já havia sido homenageada de inúmeras formas. Em maio deste ano, por exemplo, o site da TV Cultura conversou com Pedro Terra, um dos artistas responsáveis pela elaboração de um mural da Rita Lee, na Vila Mariana (SP). Segundo ele, homenageá-la era quase como uma obrigação, “por tudo que ela representou para a música brasileira”.

Foto: Reprodução/Instagram @pedroterrashow

Leia também: Rita Lee é homenageada em mural na Vila Mariana, bairro em que a cantora cresceu em SP; veja imagens

Rita Lee Jones de Carvalho faleceu aos 75 anos no dia 8 de maio, após ter enfrentado um câncer de pulmão desde 2021. A morte foi anunciada pela família por meio das redes sociais e o velório foi realizado no planetário do Parque Ibirapuera (SP).

Leia também: A despedida da rainha do rock por um olhar da juventude: “Levo a Rita Lee como uma santa protetora”

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ

Dois drones ucranianos tentaram atacar edifícios em Moscou, diz ministério russo