Entretenimento

“O racismo é uma ferramenta política do projeto capitalista”, comenta Ana Maria Gonçalves

No Roda Viva, a autora do livro 'Um Defeito de Cor' defendeu a tese de que a questão racial “não é um problema dos negros”


17/07/2023 23h35

O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (17) a escritora Ana Maria Gonçalves, autora do premiado livro 'Um Defeito de Cor'.

No programa, a autora afirma que o racismo “é uma ferramenta política do projeto capitalista e imperialista”.

“(O racismo) é uma ferramenta que continua, ainda, sendo usada hoje em dia, politicamente, para construir universos desiguais”, comenta.

Segundo Ana, a questão racial não é, como diz o senso comum, “problema dos negros”. Para ela, a população negra deve ser solução do cenário atual.

“É impossível que o mundo dê certo excluindo a possibilidade de uma participação efetiva, digna e necessária de uma população que ele trabalha para manter à margem da sociedade”, conclui.

Leia também: “O feminismo branco foi construído em cima da precarização do trabalho da mulher negra”, diz Ana Maria Gonçalves

Participam da bancada de entrevistadores Adriana Ferreira Silva, jornalista e escritora; Rinaldo Gama, coordenador de conteúdo do Laboratório Arq. Futuro de Cidades do Insper e editor da BEI; Rosane Borges, jornalista e professora; Pedro Cesarino, antropólogo e escritor, professor do departamento de antropologia da FFLCH/USP e Paula Carvalho, editora do podcast 451MHz.

As ilustrações do programa são feitas pela artista e arte-educadora Nazura, de apenas 22 anos, que tem foco conceitual no pensamento decolonial e perspectiva afrofuturista.

Assista ao programa na íntegra:

Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ

Dois drones ucranianos tentaram atacar edifícios em Moscou, diz ministério russo