“Sou um abolicionista moderno”, diz advogado que trabalha em casos de pessoas presas injustamente
No Provoca, advogado Ewerton Carvalho explica seu trabalho e conta casos de jovens negros presos injustamente
18/07/2023 22h10
No Provoca desta terça-feira (18), Marcelo Tas entrevista o advogado Ewerton Carvalho, que trabalha para devolver a liberdade às pessoas presas injustamente.
Logo no início programa, Tas quer saber como Carvalho define o seu trabalho. Rapidamente, ele afirma que é um ‘abolicionista moderno’, já que o Brasil possui um sistema de encarceramento em massa e poder aquisitivo parecido com do século XIX.
“Claro, algumas coisas estão alteradas. E eu reflito muito sobre isso. Mas, de fato, o sistema continua muito semelhante. Eu sou um sonhador, para falar a verdade”, explica.
O advogado conta que a maioria dos seus clientes são jovens negros da periferia. Dessa maneira, montou seu escritório dentro da Cohab 2, em Itaquera, zona leste da capital paulista.
Leia também: Elza Soares ganhará homenagem com grafite em prédio da cidade de São Paulo
Para o público ter uma noção do trabalho, Tas pede para o advogado relembrar o caso de Kaique. Carvalho explica que ele é um jovem negro que trabalhava numa marcenaria. Certa noite, enquanto comia pizza dentro do prédio que morava, foi preso pela polícia.
“Ele estava no estacionamento do prédio dele, um CDHU, que tem aqueles estacionamentos com muro em volta. Um carro em fuga da polícia bateu em um dos muros. O Kaique estava dentro do carro do primo comendo uma pizza. Quando escutou a batida, largou a pizza e foi olhar o que tinha acontecido. Foi aí que o policial o prendeu”, conta.
O jovem chegou ser condenado pelo crime de receptação de um veículo roubado. O advogado explica que ele respondeu por três anos o processo criminal. Foi aí que Carvalho entrou para ajudá-lo.
Assista ao trecho completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS