Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Nos dias 2 e 3 de setembro, durante o Gibi SP Festival, o jornalista e escritor Marcos Massolini lança oficialmente a HQ 'Joselito Solta seus Bichos', que resgata a vida e a obra do artista gráfico Joselito Mattos. O livro é lançado pela Editora Noir.

Joselito foi um dos mais importantes desenhistas entre as décadas de 1940 e 1960, trabalhando principalmente como quadrinista, ilustrador de livros, cenógrafo e estilista no Teatro de Revista e designer de capas de discos.

Em sua longa carreira, iniciada em 1945 na revista 'Vida Doméstica', Joselito criou personagens icônicos dos quadrinhos como Pituca, Lourolino, Remendado e Champanhota, com um estilo inspirado em artistas dos estúdios Disney, além de criar o layout para mais de 600 capas de LPs (Long-Plays), alguns considerados clássicos da MPB e também para os famosos disquinhos infantis de vinil colorido que faziam a alegria da criançada da época.

Leia também: Tom King ganhou duas categorias no Eisner Awards: amamos ou odiamos o trabalho dele?

Embora fosse considerado um profissional de grande qualidade, tanto para o público como para os colegas do meio, Joselito, por vários motivos, acabou caindo no esquecimento a partir dos anos 1970 e, quando faleceu, em 1989, não houve sequer uma nota sobre o seu falecimento na imprensa.

O autor, Marcos Massolini, morador de São Caetano do Sul e formado em jornalismo pelo Instituto Metodista, atualmente é freelancer e já trabalhou durante seus mais de 30 anos de carreira para a Ford Motors, Editora Abril, Folha de S.Paulo, além de colaborar para diversos sites e veículos. É especializado em histórias em quadrinhos e ao descobrir a incrível arte de Joselito Mattos e a posterior “amnésia” por parte da mídia cultural, resolveu contar sua história e principalmente, mostrar seu vasto portfolio artístico para o público atual.

Leia também: DC Comics anuncia animação de Crise nas Infinitas Terras