Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Marcos Roger
Marcos Roger

Xande de Pilares, reconhecido sambista brasileiro, lança  ‘Xande canta Caetano’ nesta sexta-feira (4). O álbum traz 10 releituras de grandes canções de Caetano Veloso, como ‘Luz do Sol', ‘Muito Romântico’ e ‘Tigresa’, além de contar com a participação de Pretinho da Serrinha.

Com uma mistura entre samba, MPB (Música Popular Brasileira) e um toque de choro – a partir da participação de Hamilton de Holanda em uma das músicas – , o álbum presta uma homenagem dedicada a Caetano, que completa 81 anos na próxima segunda (7).

Em encontro com jornalistas realizado no início da semana,  Xande diz que a ideia foi desenvolvida por Caetano Veloso. “Depois de eu mostrar algumas canções, como 'Ela e Eu' e 'José', ele falou para mim 'vamos fazer um disco'. O critério da escolha das músicas do álbum partiu do próprio Caetano, ele queria que eu saísse da minha zona de conforto”, diz o sambista.

Leia mais: Após receber alta, Jorge Aragão deve retomar agenda de shows já neste domingo (6)

"Quando eu comecei a ouvir Caetano eu tinha 7 anos. Dentre tantos artistas que eu escutei quando criança, ele está envolvido. Eu nunca imaginei ter essa proximidade, de poder falar de música com um dos meus ídolos", completa o artista sobre sua expectativa com o novo disco.

Caetano Veloso, em conjunto com Xande de Pilares e Pretinho da Serrinha, produziu e dirigiu o disco, concebido durante a pandemia do Covid-19. “O processo de produção do álbum durou de 2 a 3 meses e era uma ambiente tão bom que quando a gente chegava em casa, a gente queria voltar. Fazíamos testes de Covid todos os dias, pois tinha que ter o cuidado por conta da pandemia”, afirma o sambista.

O outro lado de Xande

Xande de Pilares afirma à reportagem que busca evidenciar, por meio do disco, uma nova característica de sua personalidade e identidade musical.

"As pessoas vão poder conhecer um outro lado meu, que, por ser sambista, elas só acham que eu escuto samba. Esse é o lado do Alexandre de Assis, o filho da dona Maura, que ganhava discos de presente, pois eles eram mais baratos que brinquedos. Eu quero trazer esse Alexandre de 77 para o Alexandre de 2023 e a oportunidade que eu tenho é cantar Caetano Veloso", completa o artista.

Para desenvolver o ‘Xande canta Caetano’, o sambista brasileiro, conhecido por músicas como ‘Clareou’ e ‘Deixa Acontecer’ – fruto da sua antiga participação no grupo Revelação –, disse que procurou ter cuidado para não retirar a identidade de Caetano Veloso no álbum.

Leia também: Sambista Wilson Baptista recebe homenagem póstuma com lançamento de disco e shows em São Paulo

"Não alterei a tonalidade de nenhuma música do Caetano. Eu poderia cantar em tons mais altos, mas o ‘Xande de Pilares’ estaria em sua zona de conforto. De novo, eu adicionei a divisão das músicas e mudei um pouco a melodia. É mudar, mas não mudar totalmente", afirma Pilares.

‘Xande canta Caetano’ estará disponível nas plataformas digitais às 00h da próxima sexta-feira (4). Xande de Pilares afirma que terá shows com o próprio Caetano Veloso, que irá dirigir as apresentações.