Terminam as filmagens de ‘Overman’, longa baseado na HQ de Laerte Coutinho
Filme é protagonizado pelo ator Caco Ciocler, que dá vida ao super-herói nas telonas
25/08/2023 14h33
Após cinco semanas, as filmagens do longa-metragem 'Overman' se encerraram nesta semana no Rio de Janeiro. Com direção de Tomás Portella ('Impuros', 'Lá Situación' e 'Operações Especiais') e produção de Iafa Britz, o longa é uma adaptação cinematográfica da HQ homônima da cartunista Laerte Coutinho. O ator Caco Ciocler interpreta o super-herói brasileiro que, no filme, está desempregado, com o emocional abalado e sem perspectiva para o futuro. A realidade dele muda quando recebe um convite do governador (Otávio Muller) para trabalhar na Secretaria de Segurança Pública.
Além de confrontar vilões, Overman tem o desafio de dividir os holofotes com Pâmela, a Mulher Cachorro (Karina Ramil), que conquista o carinho do público e da imprensa a cada vitória. Acostumado a ser o centro das atenções, ele se sente ameaçado com a colega de trabalho. Além de Caco Ciocler, Otávio Muller e Karina Ramil, Victor Lamoglia, Raphael Logam, Maria Lucas, Marina Provenzzano, Caio Riscado, Isabele Riccart e Saulo Arcoverde fazem parte do elenco.
“Eu sou muito fã da Laerte e do nível de questionamento, de anarquia e do humor sofisticado que ela tem. Agora, estamos lutando para fazer jus ao trabalho dela e tentar fazer um longa à altura dessa cartunista maravilhosa. Ela traduz o nosso país de uma forma muito irônica, ácida e inteligente”, diz o diretor Tomás Portella sobre a produção, que conta com a bênção da criadora do personagem.
Leia também: Documentário premiado de brasileira aborda comunicação entre cavalos e humanos
O protagonista Caco Ciocler conta que o visual de sua barba o ajudou a conseguir o papel. “Eu estive em uma pré-estreia de um filme que o Tomás estava lançando e, naquele momento, eu estava gravando uma série de época. Estava com um visual com costeletas grandes, bem semelhante ao do Wolverine. Quando a Iafa [produtora] me olhou, eu percebi que ela ficou meio tensa. Recentemente, eu fiquei sabendo que, naquele instante, ela ficou empolgada com a ideia de me ver na pele do personagem e disse: ‘É o Caco, é o Caco’. O Portella achou a possibilidade inusitada, mas interessante. Em seguida, ele quis ter um encontro comigo para entender se eu era 'over' o suficiente para entrar no personagem”, revela.
Criado por Laerte Coutinho em 1998, Overman ficou popularmente conhecido pelas tirinhas publicadas no jornal Folha de S. Paulo. A artista paulistana considera que Overman não conhece os próprios limites, chegando até mesmo a ser “over”, por isso, o nome "Overman". A construção da narrativa parte de uma sátira sobre o universo dos super-heróis e do egocentrismo e vaidade latentes nesses personagens que se escondem por trás de uma fantasia e uma máscara, itens que Overman nunca tira.
'Overman' é uma produção da Migdal Filmes em coprodução com a Star Original Productions, FSA e RioFilme, órgão que integra a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, e distribuição da Star Distribution.
Leia também: Devido greve, lançamento de “Duna: Parte 2” é adiado para março de 2024
REDES SOCIAIS