A cineasta Flávia Moraes, diretora de 'Acquária' (filme com Sandy e Junior), se prepara para o lançamento de ‘Visions in the Dark'. O filme aborda, por diversos ângulos, a relação entre cavalos e seres humanos. Ele conquistou, recentemente, o prêmio de melhor longa no LA Documentary Film Festival.
A produção ressalta a existência de métodos pacíficos de treinamento desses animais, em contraponto aos mais tradicionais e violentos, passados de geração em geração em diversos locais do Brasil e do mundo. Uma das figuras presentes no documentário que sintetiza essa ideia é a do treinador norte-americano Monty Roberts, que, ao longo da vida, desenvolveu um método de doma baseado na comunicação visual com os equinos. Ele já trabalhou como treinador de cavalos da Rainha Elizabeth II e gosta de ser chamado de “o homem que ouve os cavalos”.
Ao site da TV Cultura, a diretora explica que, apesar dos cavalos serem um elemento presente em todo o filme, o longa não é necessariamente sobre eles.
“Definitivamente não é um filme sobre criação de cavalos. É um filme sobre uma linguagem silenciosa e universal de comunicação entre humanos e cavalos. Na verdade, em ‘Visions in the Dark', a gente usa os cavalos como uma metáfora, para, justamente, convidar as pessoas a entenderem o quão desconectados nós estamos desconectados da natureza e dos animais”, comenta.
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A cineasta conta que o interesse pelos animais vem desde criança. Gaúcha e criada em Porto Alegre (RS), Flávia Moraes foi acostumada a conviver com os equinos enquanto passava muitos de seus verões em fazendas. “O cavalo tem para o gaúcho um significado muito especial, muito afetivo. Mesmo assim, não deixa de ser objeto de muito abuso por parte dos mais tradicionais, por conta, na verdade, não de má índole, mas de ignorância”, diz a diretora.
Além do método específico de treinamento de Monty Roberts, o longa também mostra o outro lado dos processos de doma dos cavalos. Dentre eles está a dura e tradicional prática do “quebra queixo”, que abusa da violência contra animais arredios, forçando seus maxilares para deixá-los mais vulneráveis e submissos.
Flávia afirma que um dos propósitos do filme é fazer um convite para que as pessoas reavaliem certezas sobre comunicação e relacionamentos com a natureza e seus habitantes.
“O modelo vigente [de comunicação e relacionamento] é um modelo totalmente quebrado, ultrapassado. É importante a gente olhar além, olhar para frente, procurar outras certezas ou resgatar qualidades (...) tenho certeza de que a gente já esteve mais perto da natureza e dos animais, historicamente falando”, opina.
A relação entre os cavalos e o “feminino”
Um dos enfoques presentes no documentário é a relação das mulheres com os cavalos. Flávia dedicou uma parte da produção a esse tema e diz que buscou abordar o tópico “feminino” como um adjetivo e não como gênero.
Segundo ela, o termo “feminino” no documentário é tratado como uma espécie de qualidade, que traduz delicadeza e observação, que inclusive os homens podem manifestar.
“Uma surpresa que também aconteceu durante o trabalho foi justamente entender que grande parte das pessoas que hoje treinam cavalos e trabalham com cavalos usando técnicas não abusivas são mulheres”, conta.
“Existe naturalmente um relacionamento entre mulheres e cavalos que passa pela delicadeza. Tenho para mim uma teoria de que a mulher é uma presa, ela não é uma predadora, ela é uma presa dentro de uma organização social. Culturalmente ela é muito mais presa do que predadora (...) e o cavalo, apesar da sua potência, ele é uma presa também”, completa a cineasta.
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Mais sobre a diretora
Flávia Moraes fez, dentre outras produções, o show 'Quatro Estações' e o filme 'Acquaria', protagonizados pela dupla Sandy e Junior. É a primeira mulher brasileira a ingressar no Directors Guild of America e ganhou prêmios como Cannes Lions, Clio, London Awards e The New York Film Festival.
‘Visions in the Dark' estreia em breve nos cinemas após uma exibição exclusiva para convidados no dia 28 de agosto, às 10h, na Unidade Itaú Frei Caneca. O evento também contará com um bate-papo com elenco.
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