Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem | TV Cultura
Montagem | TV Cultura

Faltam 8 dias para a primeira edição do festival The Town. Dos mesmos criadores do Rock In Rio, o novo evento de música acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, nos dias 2,3,7,9 e 10 de setembro.

A organização promete 235 horas de música em cinco palcos espalhados pelo Autódromo: Skyline, o principal, que vai receber grandes artistas do Brasil e do mundo. The One, que mostrará a multiculturalidade de São Paulo com uma saudável mistura de estilos em shows únicos e inesquecíveis. São Paulo Square contará com o clima de jazz, blues, Big Band, quiosques e arte. New Dance Order terá shows dos maiores DJs do Brasil e do mundo. Factory é o espaço reservado para o hip hop e street dance.

A ausência de mulheres como headliners chamou a atenção do público, visto que as apresentações principais dos quatro dias do festival são de homens: Post Malone, Bruno Mars, Maroon 5 e Foo Fighters comandarão os últimos shows das noites dos dias 2, 3, 7 e 9 respectivamente, tendo Bruno Mars fechando o dia 10.

Em abril, para o portal Popline, Roberta Medina, vice-presidente do evento, explicou que a falta de ‘divas pops’ na edição aconteceu por conta de agenda e disponibilidade.

“Em relação às divas pop, não é por falta de tentativa. As agendas não estão fáceis e 2023 tem sido bem desafiador. Muitos shows voltaram, o mercado americano é muito intenso, as turnês europeias também. […] E tem muita gente que não tá na rua. Então isso não é por falta de tentativa e vontade”, ressaltou.

Apesar da falta de representantes femininas como headliners, as mulheres estarão presentes no palco principal, o Skyline. Em relação ao cenário brasileiro, o festival conta com quatro nomes importantes do atual momento da música: Iza, Ludmilla, Luísa Sonza e Pitty.

Leia mais: Queens of The Stone Age cancela show no The Town

Veja quais são as artistas que irão cantar no palco principal do festival:

2 de setembro: O primeiro dia do festival contará com shows de dois nomes conhecidos do cenário mundial: a cantora pop Demi Lovato e a rapper Iggy Azalea:

Demi Lovato:

Essa será a 11ª vez que Demi vem ao Brasil. A sua primeira visita ao país foi em 2009, quando abriu a apresentação do grupo Jonas Brothers, em São Paulo. Já a última vinda da cantora foi em setembro de 2022 para os shows da turnê "Holy Fvck Tour".

Dessa vez, Demi volta para um show único prestes a lançar o seu novo projeto intitulado "Revamped", que consiste na regravação de seus hits pop em versão rock. A previsão de lançamento é para o dia 15 de setembro, mas a expectativa é que as faixas já apareçam nas novas versões durante o festival.

A cantora, que nasceu no estado do Novo México (EUA), começou a carreira profissional aos nove anos, como atriz na série infantil ‘Barney e Seus Amigos’. Aos 16 anos, protagonizou ‘Camp Rock’, filme de sucesso do Disney Channel.

Iggy Azalea

Essa não será a primeira apresentação de Iggy no Brasil. Ela cantou em 2018 antes de uma partida de futebol. Em 2019, a rapper realizou um show único em São Paulo, que contou com a presença de Pabllo Vittar.

A cantora tem uma ligação especial com o Brasil. A artista tem uma música chamada "Brazil", lançada em 2021, a canção conta com batidas do funk carioca. Além disso, lançou, em 2017, um feat com a brasileira Anitta.

Conhecida pelo hit “Fancy”, o último álbum de Iggy foi lançado em agosto de 2021. O disco “The End of an Era” possui os singles “Sex on the Beach” e a música “Brazil”. O show deve contar com as músicas do álbum e das canções "Black Widow”, "Work", entre outros.

3 de setembro: O segundo dia do The Town terá o show de duas mulheres: a norte-americana Bebe Rexha, que esteve na edição do Rock in Rio de 2019, e a brasileira Luísa Sonza.

Bebe Rexha

Conhecida pelas canções "Meant To Be (feat. Florida Georgia Line)", "I'm a Mess" e “In The Name Of Love”, ela se apresentará pela segunda vez no Brasil e a primeira em São Paulo. A primeira passagem de Bebe Rexha no país aconteceu em 2019, para um show no Rock in Rio.

Bebe esteve no palco principal nos mesmo dia Drake, Ellie Goulding e Alok. Este ano, Rexha se apresenta no mesmo dia e palco que Bruno Mars, Alok e Luisa Sonza.

Com um grande sucesso no ano passado com o feat “I'm Good (Blue)", com David Guetta, o show de Bebe Rexha deve contar ainda com os hits do álbum “Bebe”, que foi lançado em abril deste ano.

Os dois singles "Heart Wants What It Wants" e "Call on Me", além de "Satellite" em parceria com Snoop Dogg e com "Seasons", gravada em conjunto com Dolly Part, também devem fazer parte da setlist da cantora no The Town. A cantora, atualmente, está com a turnê “Best F'n Night Of My Life”.

Luísa Sonza

Natural de Tuparendi, Rio Grande do Sul, a cantora Luísa Sonza, de 24 anos, é uma das atrações do dia 3. A artista se apresentou na edição do ano passado do Rock in Rio, no palco Sunset. Agora, ela será uma das presenças no palco principal do The Town.

A expectativa é que Sonza performe as músicas do seu novo álbum “Escândalo Íntimo”, que será lançado no dia 29 de agosto, mais de 2 anos desde o álbum anterior, “Doce 22”.

Dona dos sucessos “SentaDONA”, “Cachorrinhas”, “Modo Turbo”, “Braba” e “Anaconda. S”, os singles devem fazer parte da setlist junto com os últimos dois trabalhos: “Campo de Morango”, que gerou muita polêmica nas redes sociais, e “Principalmente Me Sinto Arrasada”.

7 de setembro: O terceiro dia do festival terá apenas uma atração brasileira no palco principal. O Skyline receberá shows de The Chainsmokers e Maroon 5.

Ludmilla

A cantora brasileira Ludmilla promete um show animado no The Town. Depois de se apresentar na edição do ano passado do Rock In Rio, no Palco Sunset, a carioca afirma que a performance deste no The Town será ainda mais grandiosa.

Ludmilla anunciou na última segunda-feira (21) que contratou a renomada coreógrafa norte-americana Nicole Kirkland para trabalhar em suas coreografias do The Town. Kirkland já trabalhou com Kehlani, Saweetie, Prince, Chris Brown, entre outros.

Dentre as faixas que contarão com a coreografia da profissional está “Sintomas de Prazer“. A música faz parte do álbum “Vilã” (2023), que teve a versão live divulgada na quinta-feira (24). A versão estúdio do disco foi lançada em março deste ano.

Depois de assistir aos shows da “Renaissance World Tour”, de Beyoncé, em maio, a brasileira afirmou que ficou cheia de inspiração para sua performance no The Town.

Com uma versatilidade nos gêneros musicais, a cantora tem trabalhos no mundo do funk, pop e no pagode. A expectativa é de que assim como Rock In Rio, Ludmilla tenha um show com um grande corpo de balé, muita coreografia e dança com os hits “Rainha da Favela”, “Invocada”, “Hoje”, “Onda Diferente”, entre outros.

9 de setembro: O “Dia do Rock” no festival The Town terá como representante brasileira a cantora baiana Pitty no palco principal.

Pitty

A rockeira canta no mesmo dia e palco que Foo Fighters, Garbage e o trio Yeah Yeah Yeahs.

Em entrevista ao Gshow, a cantora afirmou que o show no The Town será especial e único. “No The Town, a gente tem um tempo menor de palco, porque é festival, é normal ser assim. Então, a gente vai passear pelo ‘Chipe Novo’, só que revisitado com essa questão da orquestra, vai ser um show que só o The Town vai ver. Não é o show que eu estou rodando no Brasil, não. Vai ser especial para o The Town.”

Nesta semana, o festival anunciou que a cantora Pitty preparou um show especial para o The Town: ela será acompanhada por sua banda e pela Nova Orquestra em canções que marcaram sua carreira e celebram os 20 anos de lançamento do seu primeiro álbum, ‘Admirável Chip Novo’. Com direção artística e regência do maestro Eder Paolozzi, a Nova Orquestra é a primeira orquestra 100% Pop do Brasil.

Os antigos sucessos como "Máscara", "Admirável Chip Novo", “Teto de Vidro", "Equalize", "Semana que Vem", "I Wanna Be" e muitos outros devem estar presentes na setlist.

10 de setembro: O último dia do festival conta com o maior número de mulheres no palco principal. H.E.R, Kim Petras e Iza comandarão a festa no dia 10.

H.E.R.

H.E.R. é um acrônimo de Having Everything Revealed (Tendo Tudo Revelado, em tradução livre), criado por Gabriella Wilson. A artista começou a carreira no “The Next Big Thing”, reality show da Rádio Disney.

Hoje, aos 26 anos, ela já se tornou um dos grandes nomes do R&B. H.E.R. possui dois álbuns, “Back of My Mind” (2021) e “I Used To Know Her” (2019), além de uma coletânea homônima de 2017.

A setlist do show deve contar com as canções "Focus", "Hard Place", "Best Part", com Daniel Caesar, entre outras.

A cantora deveria abrir os shows da banda Coldplay no Brasil em 2022, no entanto, com o adiamento das performances da banda para março de 2023, o grupo Chvrches entrou em seu lugar.

Kim Petras

Conhecida por sua colaboração no hit "Unholy", do cantor britânico Sam Smith, Petras nasceu na cidade de Colônia, na Alemanha, em 1992. Suas primeiras aparições midiáticas foram em 2007, aos 14 anos, em torno de sua reivindicação para conseguir autorização do governo alemão para realizar a cirurgia de afirmação de gênero aos 16 anos, dois anos antes de completar a maioridade.

A cantora e compositora se tornou a primeira pessoa trans a vencer na categoria de Melhor Performance Pop em Dueto ou Grupo dos prêmios Grammy, pelo sucesso "Unholy", em 2023, que faz parte de seu álbum mais recente "Feed The Beast". Na cerimônia, se apresentou com Smith e recebeu aplausos de pé dos presentes.

Com referências pop, R&B e dance, é esperado que Kim Petras apresente não apenas sua música vencedora do Grammy, mas também os hits “VILLAIN”, “Can’t Do Better”, “Icy”, “Malibu” e seu último single "tqum".

Iza

Uma das vozes mais potentes do cenário nacional, a cantora deve apresentar as músicas do seu último álbum “Afrodhit”, lançado no início de agosto, no festival. Apostando em temas como espiritualidade, ancestralidade e sexualidade, a cantora afirma que se reencontrou como artista durante o processo de elaboração do novo material.

Iza promete levar a estética e a história do álbum para os palcos pela primeira vez em sua apresentação no festival The Town.

O álbum conta com participações de peso. Além de Mc Carol, colaboram Russo Passapusso (BaianaSystem), King, L7nnon, Djonga e Tiwa Savage.

Além das músicas do último disco, Iza também deve colocar na setlist os hits “Pesadão”, “Meu Talismã”, “Dona de Mim”, entre outras.

Leia também: Liam Payne, ex-One Direction, cancela shows na América do Sul e não apresentará no The Town