Prefeitura do Rio anuncia o maior corredor de arte urbana da América Latina
A galeria a céu aberto ocupará os 26 km de extensão da Transbrasil
21/09/2023 17h35
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, nesta quinta-feira (21), o maior corredor de arte urbana da América Latina. Intitulado “Cores da Brasil”, o projeto ocupará 26 km da Avenida Brasil no percurso do corredor do BRT Transbrasil, entre o Terminal Deodoro e o Gentileza.
Ao todo, 26 bairros serão contemplados com as obras de mais de 60 artistas e que são, inclusive, moradores dos locais por onde a Transbrasil vai passar. De acordo com comunicado da prefeitura, as intervenções serão realizadas em três terminais, 30 viadutos, 300 pilares e 18 estações com passarelas.
O prefeito da capital carioca, Eduardo Paes, realizou hoje uma visita às obras do Terminal Intermodal Gentileza (TIG), ocasião em que apresentou a galeria de arte urbana a céu aberto. O local foi o pontapé inicial do projeto, em muro de 450 metros com a arte de Lucas Cassarotti.
“A arte urbana, o grafite, tem a inspiração do Profeta Gentileza, que dá nome a esse novo terminal. É uma forma de valorizarmos os artistas que estão espalhados pela cidade e, ao mesmo tempo, trazer cores, esperança e luz para a principal avenida da cidade. E aumentar o sentimento de pertencimento das pessoas. A arte urbana traz isso, o cuidar do espaço público. [...] Vai ser um ponto de transformação na história da cidade”, afirmou Eduardo Paes.
Para a realização dos grafites, são estimadas mais de 30 mil latas de tintas e 10 mil latas de spray.
A partir de parceria com a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), a ação contará ainda com a capacitação de jovens da região que terão o primeiro contato com a produção artística neste projeto. Além disso, entre as propostas, está a de que os contêineres que servirão de apoio na manutenção do projeto deverão ser posteriormente transformados em escolas de capacitação em arte.
Leia também: Marcelo Tas recebe no Provoca Rafael Grampá, quadrinista que refez o design do Batman
“A arte urbana é para todos porque ela está na rua. Queremos democratizar a arte e trazer mais cores para a vida das pessoas” disse Andre Bretas, produtor cultural responsável.
Segundo a prefeitura, após concluídas as obras, o BRT Transbrasil terá 18 estações, quatro terminais (Deodoro, Margaridas, Missões e o Intermodal Gentileza) e mais 22 intervenções como viadutos e alargamentos de pistas, ao longo de 26 km. As operações foram retomadas em agosto de 2021 e o investimento total é de cerca de R$ 1,9 bilhão.
Leia também: Pabllo Vittar lança documentário sobre os bastidores do show no The Town
REDES SOCIAIS