Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Ailton Graça está no centro do Roda Viva nesta segunda-feira (6).

O jornalista Ivan Brandão pergunta como foi o processo de aceitação da família do Mussum para interpretá-lo no cinema. O ator revela que teve reuniões constantes com os integrantes, mas teve uma relação diferente com o filho mais velho dele, o Augusto Gomes.

“Com o Augusto, a relação foi diferente. Eu encontrei ele em um lugar inusitado, que foi o futvôlei. Eu atrapalhava ele e querendo jogar um pouquinho. Perguntava sobre o pai dele. Tive muitas conversas com ele no futvôlei. Daí, você vai pinçando histórias do Mussum”, conta.

Graça revela que a pesquisa não se limitou ao contato com a família. Ele leu a biografia, viu programas que ele participou, como o Ensaio da TV Cultura, e a quadra da Mangueira.

Leia também: Ailton Graça exalta a direção de Silvio Guindane na cinebiografia de Mussum: “traço cultural”

Inclusive, foi na quadra da Mangueira, durante a gravação de uma cena, que aconteceu, segundo o artista, um dos momentos mais emocionantes da produção.

“Eu estava maquiado e com a roupa que ia fazer a cena final. Quando estava colocando o microfone, ouvindo algumas informações do Silvinho [o diretor], o Sandro e o Augusto, filhos do Mussum, na primeira vez que eles iam ver uma gravação, eles bateram no meu ombro. Eu virei para eles, os dois me chamaram de pai e pediram a benção. A gente se abraçou e chorou. Até disse que não ia conseguir fazer a cena. Eu recebi a benção dos filhos do Mussum para fazer o filme. Para mim, aquilo foi tudo”, finaliza.

Assista ao programa completo:

A bancada de entrevistadores é formada por Adriana Couto, apresentadora do Metrópolis, Flavia Guerra, crítica e apresentadora do podcast Plano Geral, Ivan Brandão, apresentador da Bandnews FM, e Sabrina Fidalgo, cineasta e colunista da Vogue, bem como o crítico de TV Nilson Xavier.

Luciano Veronezi ocupa, de forma permanente, a cadeira eternizada por Paulo Caruso, que esteve no programa por mais de 30 anos e faleceu em março deste ano.

Leia também: "Se surgissem agora, seriam até maiores do que foram", diz Ailton Graça sobre 'Os Trapalhões'

Com apresentação de Vera Magalhães, a edição vai ao ar às 22h, na TV Cultura, app Cultura Play, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.