Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Nadja Kouchi
Foto: Nadja Kouchi

A TV Cultura exibe neste domingo (12), às 16h, a 1ª semifinal do Prelúdio. Com apresentação de Roberta Martinelli e condução do maestro Júlio Medaglia, a edição vai revelar os dois primeiros finalistas do concurso, consagrado por descobrir jovens talentos da música clássica. A edição tem transmissão simultânea na TV Cultura, na Rádio Cultura FM (103,3 Hz) e no app Cultura Play.

Os concorrentes serão Guilherme Frazzato (25 anos, São Paulo), no piano; Israel Rei Almeida (23 anos, São Paulo), no violino; Brenda Olivieri (23 anos, São Paulo), na harpa; e Ricardo Gaio (28 anos, Rio de Janeiro), com o canto. Eles serão avaliados por um júri especializado, composto por Sidney Molina, violonista e crítico musical; Irineu Franco Perpétuo, jornalista e crítico musical; Yara Caznok, professora de música e pesquisadora em percepção musical; e Adriana Clis, cantora lírica.

Leia mais: Prêmio Multishow 2023 consagra Iza como Artista do Ano; confira os vencedores

As peças apresentadas pelos candidatos serão, respectivamente: 1º movimento do Concerto nº 2, de Saint-Saens; Andante e Rondo Ungarese, de Carl Maria von Weber; Danças Sacra e Profana, de Claude Debussy. 1° movimento; e Durch die Walder, Durch die Auen, de Carl Maria von Weber - Ópera O Atirador de Elite.

No domingo seguinte (19), vai ao ar a segunda semifinal do Prelúdio. Outros dois finalistas serão selecionados então, compondo os quatro que estarão na grande final, a qual acontece no dia 25 de novembro, na Sala São Paulo. O vencedor da competição musical será premiado com uma bolsa de estudos na prestigiada Academia de Música Franz Listz, na Hungria.

Leia também: Com René Rapp e Angourie Rice, “Meninas Malvadas” chega aos cinemas do Brasil em 2024