Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

A TV Cultura preparou uma programação especial para celebrar o fim de ano. Produções originais da emissora, edições inéditas e clássicos natalinos, além de episódios especiais dos programas infantis da Cultura, estão entre as exibições, que começam neste sábado (23) e vão até o dia 1º de janeiro.

Leia também: Baixo Augusta 15 anos: bloco divulga calendário e line-up com Criolo, Simoninha e Fafá de Belém

Saiba mais sobre cada uma das atrações:


Programação Infantil - 23 a 25/12

Divulgação

Os pequenos irão se divertir com edições natalinas de 'Cocoricó', 'Turma da Mônica', 'Peppa Pig', entre outros. A programação também conta com episódios inéditos de 'Octonautas' e '44 Gatos', além de um especial de 'Shaun, o Carneiro', que irá viver grandes aventuras a bordo do trenó do Papai Noel.


'Cultura Livre Especial' – Sábado (23), às 20h

Foto: Beatriz Oliveira

O Cultura Livre apresenta seu especial de fim de ano com a presença de Marcelo D2. O artista traz para o palco canções de seu último álbum, 'IBORU', o primeiro do cantor focado no samba. No programa, D2 também bate um papo com Roberta Martinelli sobre seu projeto mais recente, o papel do samba na sua vida e a relação com a família. Ele ainda responde perguntas do público.

'Il Volo – Natal em Jerusalém' – Sábado (23), às 22h30

Divulgação

A TV Cultura, em parceria com a Poladian Produções, exibe o especial inédito 'Il Volo Natal em Jerusalém'. Uma noite única e inesquecível, que combina as vozes inconfundíveis do trio formado por Piero Barone, Gianluca Ginoble e Ignazio Boschetto, além da atmosfera evocativa da Terra Santa, que é o pano de fundo deste emocionante concerto de Natal.

Piero Barone, Gianluca Ginoble e Ignazio Boschetto, Il Volo, se apresentam acompanhados pela Orquestra Filarmônica de Franciacorta, interpretando canções tradicionais de natal, sem esquecer as peças clássicas que tornaram o grupo famoso e querido em todo o mundo. As músicas que compõem o repertório são: 'O Holy Night', 'Jingle Bell Rock', 'Astro Del Ciel', 'Adeste Fideles', 'Happy Xmas', 'Bianco Natale', 'Tannenbaum', 'Feliz Navidad', 'Hallelujah', 'Ave Maria Di Shubert', 'The Christmas Song', 'Tu Scendi Dalle Stelle', 'I'll be Home for Christmas', 'Panis Angelicus', 'Ave Maria Mater Misericordiae', 'Nessun Dorma', 'Silent Night' e 'Happy Christmas'.

'Balaio' - Domingo (24), às 9h

Divulgação

Renato Teixeira e Chico Teixeira recebem Roberta Campos e Antônio Adolfo, que misturam o que há de melhor nos campos de Minas Gerais e na orla do Rio de Janeiro, mesclando a mais pura MPB à batida do jazz e da bossa nova. Os convidados, junto dos apresentadores, interpretam versões inéditas de canções consagradas da música brasileira, homenageando artistas de diversos gêneros - passando por Kid Abelha até Clara Nunes.

'O Quebra Nozes' – Domingo (24), às 23h

O tradicional espetáculo de natal conta a história de Clara e seu boneco Quebra-Nozes em uma linda festa natalina. O espetáculo é protagonizado pelo corpo de balé fixo da Cisne Negro Cia de Dança.


Missa do Galo - Segunda-feira (25), à 00h45

Na virada do dia 24 para o dia 25 de dezembro, a TV Cultura exibe a tradicional Missa do Galo, celebrada pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, em Roma.

'Rivellino, histórias do tempo que voa' – Segunda-feira (25), às 20h15

Divulgação

A TV Cultura exibe o documentário inédito 'Rivellino, histórias do tempo que voa', produção original da emissora que conta detalhes da vida do ex-jogador. Desde suas maiores glórias à face mais pacata de sua vida, do campeão do mundo num dos maiores times de todos os tempos ao observador de pássaros, e do amigo de Pelé ao fã de Maradona.

Retrospectiva Jornal da Cultura - Segunda-feira (25), às 21h

O Jornal da Cultura apresenta uma retrospectiva do ano de 2023 nos âmbitos político e econômico. Além de falar sobre a catástrofe climática no Brasil e no mundo, também lembra o cenário de guerras internacionais.

Iron - 'O Homem da Máscara de Ferro' - Sábado (30), às 22h30

Divulgação

No dia 30 de dezembro, a partir das 22h30, como parte da programação especial de fim de ano, a TV Cultura faz uma transmissão inédita, dirigida por Marcos Rombino, do espetáculo 'Iron – O Homem da Máscara de Ferro'. O musical é uma releitura do clássico de Alexandre Dumas, idealizada por Ulysses Cruz, Caio Paduan e Marcos Daud, e acontece no 033 RoofTop, do Teatro Santander, em São Paulo.


'Balaio- Domingo (31), às 9h

Nesta edição, o encontro é entre o samba paulistano dos Demônios da Garoa com a música caipira de Renato Teixeira e Chico Teixeira. Além disso, o programa também conta com homenagens a Adoniran Barbosa e a apresentação de grandes canções que atravessam a história do grupo e do sambista, como 'Trem das Onze', 'Saudosa Maloca', entre outras.


Perspectiva Jornal da Cultura - Segunda-feira (1º), às 21h

Na primeira edição de 2024, o Jornal da Cultura traça uma perspectiva para o ano. A agenda política será marcada pelas eleições municipais, e o programa comenta o que esperar dos cenários econômico, ambiental e internacional.

Leia também: Governo federal lança app para bloquear celulares roubados