Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram/@lilygladstone
Reprodução/Instagram/@lilygladstone

O filme “Assassinos da Lua das Flores” já entrou para a história do Oscar. Lily Gladstone se tornou a primeira indígena dos povos originários dos Estados Unidos a ser indicada a categoria de melhor atriz.

Na história da premiação, outras atrizes indígenas foram indicadas, mas elas não era dos povos originários dos Estados Unidos. A mexicana Yalitza Aparicio, a britânica Merle Obero e a neozelandesa Keisha Castle Hughes também foram indicadas pela.

No longa, Gladstone vive Mollie Burkhart, uma mulher Osage que é casada com o personagem de Leonardo DiCaprio, um cúmplice da série de assassinatos de seu povo.

Leia também: Com “Oppenheimer“ no topo das nomeações, Oscar 2024 divulga indicados ; veja lista completa

O filme lida justamente com as dezenas de mortes dos membros da tribo Osage na década de 1920 nos Estados Unidos. Após anos, J. Edgar Hoover é enviado para tentar solucionar o caso.

Além de Gladstone, outro marco histórico do filme é a indicação de Martin Scorcese ao prêmio de melhor direção. Ele se tornou o cineasta com o maior número de indicação na categoria, com nove.