Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Arquivo Familiar/Reprodução
Arquivo Familiar/Reprodução

A poeta Lygia de Azeredo, companheira do escritor Augusto de Campos, morreu neste domingo (14), aos 92 anos. A notícia foi publicada nas redes sociais, por amigos e familiares. No perfil da própria Lygia no Facebook, Augusto publicou simplesmente: "Lygia meu amor", em legenda a um poema de Emily Dickinson sobre o incontrolável da vida.

Leia também: Baseada no best-seller “Save Me”, “Maxton Hall: O Mundo Entre Nós” ganha cartaz; confira

Nascida no Rio e formada em Letras, envolveu-se desde jovem com o movimento poético de vanguarda de São Paulo. Em 1953, ela foi a inspiradora do poema em cores "lygia fingers", incorporado à série "Poetamenos", de Augusto, seu então namorado. Posteriormente, o próprio Augusto gravaria a obra, e integraria o disco "Trem dos Condenados", de Marcus Vinicius.

Lygia era interlocutora e colaboradora das pesquisas do marido, Augusto, e ambos fizeram de sua casa um ponto de recepção a poetas, artistas e interessados de diversas gerações.

Com poemas publicados esparsamente em revistas como a "Zero à Esquerda" (Nomuque Edições, 1981), Lygia publicou seu primeiro e único livro em 2019: "Passos e Expassos" (Galileu Edições), em tiragem super limitada de apenas 50 exemplares.

Lygia deixa seu marido, uma irmã e dois filhos. Lygia será enterrada no início da tarde desta segunda-feira, no Cemitério do Araçá após velório com amigos e familiares.

Leia também: Filme com Wagner Moura, “Guerra Civil” lidera bilheteria nos Estados Unidos