Entretenimento

Com shows no país, ritmo reggaeton ganha força entre os brasileiros

Movimento é causado por diversos fatores, como festas, fãs e recentes ondas migratórias


29/04/2024 09h10

Nos últimos anos, a música latina tem conquistado seu espaço no coração dos brasileiros. O reggaeton, ritmo urbano, é o principal símbolo dessa mudança, com artistas como J Balvin, Karol G, Rosália, Maluma, Ozuna e Bad Bunny. 

Apesar do aumento no Brasil, o reggaeton não figura no topo das paradas brasileiras e não bate de frente com sertanejo, funk, trap, samba ou forró, por exemplo. Entretanto, é seguro afirmar que se escuta cada vez mais a música latina no país. Esse movimento é causado por diversos fatores, como festas, fãs e recentes ondas migratórias.

Leia mais: Joe Jonas publica fotos com legenda em português: “Passeando”

O crescimento é tão notável que alguns desses artistas se apresentaram no Brasil recentemente. A lista ainda vai aumentar nos próximos meses, quando a vencedora do Grammy Latino, Karol G, canta em São Paulo, em maio, e no Rock In Rio, em setembro. 

Em entrevista ao site da TV Cultura, Rafael Takano, conhecido como DJ Papi Tele, criador de uma das principais festas do ritmo no país, a Súbete, ressaltou que o estilo cresceu muito no Brasil. “A galera fala que não se escuta reggaeton no Brasil só porque não aparece nos rankings do Spotify e isso é uma análise muito rasa”.

A Súbete foi criada em 2019. Nas suas primeiras edições, o público não passava de 200 pessoas. Hoje, a festa faz eventos no Brasil e em outros países para mais de mil pessoas, entre imigrantes e brasileiros de várias origens, com raízes locais ou em outros países da América Latina.

Para o DJ, a cantora carioca Anitta é a principal responsável pelo avanço do ritmo no Brasil. “Ela foi extremamente importante na popularidade, com as parcerias com J Balvin, Maluma e Ozuna”.

Na visão de Papi Tele, as produtoras brasileiras ainda não entenderam como funciona o mercado de música latina no país. “Eles chegam com uma ideia do mercado americano, acham que são a mesma lógica, mas é totalmente diferente. O público imigrante no Brasil muitas vezes não tem um poder aquisitivo tão alto e não dá pra comprar ingressos caros”.

‘Maio Será Bonito’

Karol G, um dos principais nomes da cena do reggaeton, bateu o pé para trazer o show completo da turnê ‘Mañana Será Bonito' para o Centro Esportivo do Tietê, em São Paulo.

Marcada inicialmente para o Espaço Unimed, com capacidade para 8 mil espectadores, a apresentação precisou ser acomodada em uma arena maior, para até 18 mil pessoas.

“O espetáculo está viajando com os aviões cargueiros que levam os telões, o palco, os adereços. Me recusei a dar menos aos brasileiros. Vamos levar a mesma experiência que todo mundo que já assistiu ao show teve. Estou contando os dias para cantar no Brasil”, disse a colombiana em entrevista recente para à Billboard Brasil.

Por conta da vinda da artista do ano do Grammy, Papi Tele revela que está preparando um grande “After” após o show da cantora colombiana. O Dj conta que escolheu um lugar estrategicamente próximo da apresentação.

“Eu estou animado para o show, desta vez a produtora do evento acertou, não levou para um estádio, acredito que foi bem passado. Vai ser lindo, já estou emocionado só de falar”, brinca.

Leia também: The Death of Slim Shad: Eminem anuncia novo álbum com a morte de personagem

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças