Entretenimento

Palácio das Indústrias, sede do Museu Catavento, completa 100 anos em SP nesta segunda-feira (29)

O Museu Catavento realizará um evento para comemorar o centenário do local e lançar uma programação cultural dedicada ao assunto


29/04/2024 10h25

Ex-sede da Assembleia Legislativa do estado e da Prefeitura de São Paulo, o Palácio das Indústrias completa 100 anos nesta segunda-feira (29).

O Palácio fica no parque Dom Pedro 2º, no centro da capital paulista, e atualmente é a casa do Museu Catavento, administrado em parceria entre o governo estadual e uma organização social.

Leia mais: Brasil precisa adquirir quase 400 mil tornozeleiras eletrônicas, segundo recomendação do CNPCP

A construção começou a ser projetada em 1910 pelo arquiteto italiano Domiziano Rossi, parceiro do Escritório de Arquitetura Ramos de Azevedo. As obras duraram de 1911 a 1924, quando foi oficialmente inaugurado em 29 de abril.

O palácio seguiu sendo utilizado para exposições até 1947, quando virou a sede da Assembleia Legislativa, na época, recebeu o nome de Palácio Nove de Julho, em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932.

No ano de 1989 surgiu o projeto para que o palácio fosse a nova sede da Prefeitura Municipal de São Paulo, sob gestão de Luiza Erundina (então no PT, hoje no PSOL).

O palácio se manteve como sede da prefeitura até 2004, e depois passou alguns anos vazio. Até que em 2007 o então governador José Serra (PSDB) decidiu ceder o espaço ao Museu Catavento. As portas só foram abertas ao público em 2009, após um novo restauro.

Nesta segunda (29), o Museu Catavento realizará um evento para comemorar o centenário do local e lançar uma programação cultural dedicada ao assunto.

Leia também: Tornado mata cinco pessoas e fere outras 33 em Guangzhou, na China

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças