Entretenimento

5ª edição do MAB Margens acontece neste sábado (18) no Museu Afro Brasil

Feira de artes gráficas irá reunir artistas no Parque Ibirapuera em meio a 22ª Semana Nacional de Museus


17/05/2024 09h45

Em meio à 22ª Semana Nacional de Museus, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, irá reunir artistas e coletivos para celebrar o evento. Com gratuidade neste sábado (18), a 5ª edição da feira de artes gráficas MAB Margens irá ocorrer das 12h às 18h, diante do lago do Parque Ibirapuera.

Leia também: Exposição imersiva sobre ‘O Pequeno Príncipe’ chega a São Paulo

A atração busca oferecer espaço privilegiado de divulgação e venda das produções gráficas. Nesta edição, foi lançado um chamamento público, divulgado via redes sociais e site do museu, por meio do qual foram selecionados 14 artistas e coletivos pela comissão de seleção. Cinco artistas, cujos portfólios retratam a diversidade social brasileira, também foram convidados.

“É estar em comunidade pra ser e fazer mercado, entendendo a feira numa perspectiva que Exu apresenta: um lugar de movimentação, comunicação, prosperidade e caminhos. Assim, vai além de estar à margem do museu, é estar dentro”, diz Guinho Nascimento, um dos artistas que irão expor na feira.

Haverá ainda uma oficina que convida os visitantes à reflexão sobre articulações comunitárias em torno da cultura e do direito à cidade. A venda de bebidas e de quitutes será promovida no tabuleiro baiano do Alcides.

O evento acontecerá na marquise, localizada na área externa do pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, próximo ao Portão 10. O acesso será livre e sem a necessidade de inscrição prévia. Vale lembrar que no dia da feira a entrada do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo será gratuita.

Veja nomes de artistas e coletivos que irão marcar presença nesta edição: CaiOshima, Cauã Bertoldo, Daiely Gonçalves, Guinho Nascimento, Hanna Gomes, Juliana Mota, Katarina Martins, Mayara Smith, Neia Martins, ÒRÚ, Pixote Mushi, Rodrigo Abdo, Thiago Vaz, Yaya Ferreira, Coletivo Anansi Lab, Gejo Tapuya, Izabel Gomes, Nei Vital e Coletivo Xiloceasa.

Sobre o Museu

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura. Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do seu diretor curador Emanoel Araujo (1940-2022), o museu é um espaço de história, memória e arte.

Leia mais: Paula Lima, Marcos Valle e Robin Eubanks: confira a programação do 14º Bourbon Festival Paraty

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças