Entretenimento

Espetáculo "Canto das Ditas" celebra força e história das mulheres do bairro Cidade Tiradentes (SP)

Com entrada gratuita, a apresentação acontece neste sábado (25)


24/05/2024 16h40

O CEU Inácio Monteiro será palco de uma reverência às mulheres que construíram e moldaram o bairro Cidade Tiradentes, localizado no distrito de Cidade Tiradentes, em São Paulo. Intitulado "Canto das Ditas - Fragmentos Afrografados de Cidade Tiradentes", o espetáculo acontece neste sábado (25), às 19h. A entrada será gratuita. 

A realização é do núcleo teatral Filhas da Dita e conta com a parceria da Secretaria de Cultura de São Paulo. 

Com direção e dramaturgia de Antonia Matto, a peça, realizada por mulheres, mescla temáticas que envolvem a celebração feminina e a conexão com a ancestralidade. 

“Se não contarmos nossa própria história, vem alguém e conta tudo errado. Deixa, então, com a gente que nasceu e cresceu aqui, do extremo da zona leste, produzindo vários saberes”, comenta a atriz Luara Iracema.

Por meio de gestos, música, canto e narrativas, "Canto das Ditas" traz à tona a força ancestral de orixás femininas com a construção histórica de Cidade Tiradentes por mulheres negras.

Além disso, a apresentação dá início a "Mostra das Ditas", uma série de eventos para o compartilhamento do trabalho e da pesquisa do coletivo que completa 17 anos. A programação se dá por meio da exibição de repertório, trocas e práticas em diálogo com o território do projeto, trazendo figuras como a Dra. Leda Maria Martins, Salloma Salomão e Hilton Cobra.

Entre os objetivos está a contribuição para a garantia do direito à cultura para pessoas residentes do bairro, que também faz 40 anos em 2024. O projeto é realizado com apoio da 8ª edição do Fomento à Periferia.

Leia também: Museu da Imaginação reabre em novo endereço com capacidade para o dobro de visitantes

“Esse projeto é sobre resgate, autoestima e empoderamento de nós mesmas e da nossa trajetória. Pra gente que não é norma é difícil se sentir bonita, inteligente e cheia de babado para compartilhar. São 17 anos de gente preta, travesti, indígena e LGBT+ que insiste em fazer cultura na e para a quebrada”, finaliza a atriz Lua Lucas.

Foto: Divulgação/Areta Padma

Serviço

Data: 25 de maio de 2024
Horário: 19h
Local: CEU Inácio Monteiro - Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n
Valor: entrada gratuita

Leia também: Marcelo Tas para presidente? Apresentador imagina como estará no futuro e dá dicas para “hackear” a sua carreira

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças