Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Daisy Serena
Foto: Daisy Serena

O CEU Inácio Monteiro será palco de uma reverência às mulheres que construíram e moldaram o bairro Cidade Tiradentes, localizado no distrito de Cidade Tiradentes, em São Paulo. Intitulado "Canto das Ditas - Fragmentos Afrografados de Cidade Tiradentes", o espetáculo acontece neste sábado (25), às 19h. A entrada será gratuita. 

A realização é do núcleo teatral Filhas da Dita e conta com a parceria da Secretaria de Cultura de São Paulo. 

Com direção e dramaturgia de Antonia Matto, a peça, realizada por mulheres, mescla temáticas que envolvem a celebração feminina e a conexão com a ancestralidade. 

“Se não contarmos nossa própria história, vem alguém e conta tudo errado. Deixa, então, com a gente que nasceu e cresceu aqui, do extremo da zona leste, produzindo vários saberes”, comenta a atriz Luara Iracema.

Por meio de gestos, música, canto e narrativas, "Canto das Ditas" traz à tona a força ancestral de orixás femininas com a construção histórica de Cidade Tiradentes por mulheres negras.

Além disso, a apresentação dá início a "Mostra das Ditas", uma série de eventos para o compartilhamento do trabalho e da pesquisa do coletivo que completa 17 anos. A programação se dá por meio da exibição de repertório, trocas e práticas em diálogo com o território do projeto, trazendo figuras como a Dra. Leda Maria Martins, Salloma Salomão e Hilton Cobra.

Entre os objetivos está a contribuição para a garantia do direito à cultura para pessoas residentes do bairro, que também faz 40 anos em 2024. O projeto é realizado com apoio da 8ª edição do Fomento à Periferia.

Leia também: Museu da Imaginação reabre em novo endereço com capacidade para o dobro de visitantes

“Esse projeto é sobre resgate, autoestima e empoderamento de nós mesmas e da nossa trajetória. Pra gente que não é norma é difícil se sentir bonita, inteligente e cheia de babado para compartilhar. São 17 anos de gente preta, travesti, indígena e LGBT+ que insiste em fazer cultura na e para a quebrada”, finaliza a atriz Lua Lucas.

Foto: Divulgação/Areta Padma

Serviço

Data: 25 de maio de 2024
Horário: 19h
Local: CEU Inácio Monteiro - Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n
Valor: entrada gratuita

Leia também: Marcelo Tas para presidente? Apresentador imagina como estará no futuro e dá dicas para “hackear” a sua carreira