Museu da Língua Portuguesa tem entrada gratuita aos fins de semana em junho
Mostra “Línguas africanas que fazem o Brasil” e Feira de Troca de Livros estão entre os destaques da programação
07/06/2024 11h32
A partir deste mês, o público ganha mais um dia para visitar gratuitamente o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
Os ingressos serão gratuitos para todas as pessoas aos sábados, como já ocorre, e agora, também aos domingos, que é quando a visitação aos espaços expositivos costuma ser mais tranquila.
A seguir, veja alguns destaques da programação:
“Línguas africanas que fazem o Brasil”
Com curadoria do músico e filósofo Tiganá Santana, a mostra utiliza experiências audiovisuais e imersivas para apresentar as linguagens verbais e não-verbais de origens africanas que ajudaram a moldar a cultura brasileira.
3ª Feira de Troca de Livros
Neste sábado (8), das 14h às 17h, acontece a 3ª edição da Feira de Troca de Livros, no Saguão B, Pátio B e calçada.
A cada edição, as pessoas são estimuladas a trocar oito livros em bom estado com o museu: sendo quatro livros por outros quatro livros da instituição e quatro livros por quatro ingressos (válidos até 29 de dezembro de 2024). Caso queiram doar mais, não há problema, desde que respeitadas as categorias literárias indicadas.
São aceitas produções de literatura infantil, infantojuvenil e adulta nos gêneros poesia, ficção, histórias em quadrinhos, zine, cordeis, biografias, autobiografias, ensaios e arte. Os recebidos, ficam disponíveis para troca ou são oferecidos a pessoas em situação de vulnerabilidade. Os presentes também podem realizar trocas entre si.
Leia também: Anuk chega a São Paulo com exposição “História Errada”
“Minha pátria é a língua pretuguesa”
Escrita pelo angolano Kalaf Epalanga, a obra “Minha pátria é a língua pretuguesa” será o tema do encontro de junho do clube de leitura. A atividade, que integra a programação do “Papo Literário: narrativas negras em língua portuguesa", acontece em 15 de junho, das 14h30 às 16h30, no Saguão B, com entrada gratuita e mediação do historiador Allan da Rosa.
O livro reúne crônicas que abordam as sequelas da colonização portuguesa e da guerra civil na sociedade de Angola e o processo de descolonização cultural. No encontro, que contará com sorteio de livros, será abordada a relação entre os continentes africano e sul-americano e de que forma a crônica pode promover laços entre a África e o Brasil.
4º Sarau Africanizar no Museu
DJ Bruu, Max Samba Rock, Neza Zanza e Murilo Prado são os convidados especiais do 4º Sarau Africanizar no Museu.
Enquanto a DJ Bruu ficará responsável pelo som do evento, Max Samba Rock e Neza Zanza vão promover uma aula de samba-rock, e Murilo Prado ensinará passos de charme.
Gratuita, a atração, que destaca a cultura afro por meio da poesia, da música, da dança, da moda e das artes visuais, está marcada para 15 de junho, das 12h às 14h, no Saguão Central da Estação da Luz. A curadoria é do Samba D’Ketu.
Para idosos
O “Falas do Corpo” organiza três encontros voltados para o público da terceira idade nos próximos dias. Haverá oficina de massa de modelar no dia 13, visita educativa organizada pelo Núcleo Educativo no dia 20 e Baile da Terceira Idade com o tema de São João no dia 27.
O projeto, que é organizado pelo Programa de Articulação Social do museu em parceria com o educador físico Denny Tavares, acontece às quintas-feiras, das 14h às 16h, no Saguão B.
REDES SOCIAIS