Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Jair Magri
Foto: Jair Magri

Com apresentação de Antônio Abujamra, o Provocações poderá ser revisto às quartas-feiras, a partir da meia-noite, na programação especial em comemoração aos 55 anos da TV Cultura.

Nesta semana, irá ao ar a entrevista com o ator e humorista Eduardo Sterblitch, gravada em 2015.

Leia também: Metrópolis celebra os 80 anos de Chico Buarque com reportagem especial nesta sexta (21)

Sinopse da época

Conhecido por seus “personagens-tipos”, dentre eles Freddie Mercury Prateado e César Polvilho, o integrante fixo do programa “Pânico” na TV Bandeirantes, fala ao Provocações sobre ser engraçado: “Nunca me acho engraçado tecnicamente, é sempre em momentos absurdos, normalmente quando eu bebo alguma coisa ou quando estou mais tranquilo”.

Como jovem ator, que estudou teatro desde os três anos, é admirador de grandes nomes da cultura, como Araripe Coutinho e Caetano Veloso, e diz ainda o que acha sobre si e a atual geração de atores.

“Gosto dos atores da antiga, acho que eles respeitam muito a profissão. Acho que hoje em dia os atores jovens não respeitam tanto a profissão, eles têm uma maneira de pensar diferente, não que eu seja melhor, mas eu penso com a cabeça das pessoas que eu admiro. Quando eu falo em comer pelas beiradas, eu acho que o ator jovem se preocupa em aparecer primeiro e não ser, eu sou burro, mas também não sou imbecil, então eu sei, pelo erro de outras pessoas, que se eu quero ser um bom ator ou um artista inteligente, tenho que ter mais calma”, ressalta.

Fã de Dedé Santana, Sterblitch também expõe sua opinião sobre a televisão: “Acho que a televisão tem uma coisa negativa, um programa semanal vira uma pastelaria. A tendência é que produza muita coisa, e produzir alguma coisa fica mais difícil, você não tem um cuidado artístico total na televisão. No nosso programa a gente não tem esse cuidado, a gente se livra dele com o humor, como o circo usa”.

Leia também: "A Mulher no Lago": série protagonizada por Natalie Portman ganha trailer; assista