Entretenimento

Férias na Casa das Rosas tem contação de histórias para as crianças, música e mais

Localizado na Avenida Paulista, instituição traz atividades para moradores e turistas da região aproveitarem o mês de julho


03/07/2024 17h17

Com a chegada das férias escolares, o museu Casa das Rosas, em São Paulo, preparou uma agenda com atrações voltadas para todas as idades.

Entre os destaques, estão: a contação de histórias “Ser tão Maria e João”, adaptação brasileira do conto clássico João e Maria, além de um clube de leitura e escrita feminina.

Curiosidades do museu

O Núcleo de Ação Educativa promove, durante todas as semanas de julho, de terça a sexta, às 10h30 e às 14h30, uma visita temática na qual aborda a história do casarão, os patrimônios materiais e imateriais, além das transformações urbanas da Avenida Paulista ao longo dos anos, das quais o casarão é testemunha.

Nos dias 13 e 20 de julho, das 10h30 às 12h, é realizada a oficina “Criação de Fósseis”. Voltada para o público infantil e seus responsáveis, a atividade lúdica levará os participantes para conhecer o fóssil da Casa das Rosas, e em seguida, convida a turma a criar os próprios fósseis.

Literatura e performance

No sábado (6), das 15h às 17h, acontece o recital “Viagem por São Paulo”, com o poeta, cantor e compositor Costa Senna. A apresentação musical aborda a cidade, passando por territórios e personagens. Neste evento, o artista ainda lança seu livro de poemas que traz o mesmo título.

Ainda nos dias 6 e 7, das 17h às 18h, o Núcleo Educatho, de pesquisa em teatro, manifestações artísticas brasileiras e práticas pedagógicas, traz a performance “Bodas de Sangue - Leitura às cegas”.

Destinada às pessoas com deficiência e demais interessados, que acompanharão a apresentação de olhos vendados, é uma adaptação do texto clássico de García Lorca. A leitura dramática é desenvolvida por Yago Dionízio, ator com deficiência visual.

Leia também: “Tipos de Gentileza”: filme protagonizado por Emma Stone ganha data de estreia; saiba mais

Ainda no domingo (7), das 14h às 15h, o público poderá participar da contação de histórias “Ser tão Maria e João”, com a atriz Heidi Monezzi. A adaptação traz os dois personagens em uma versão brasileira, que se passa em uma pequena vila do sertão nordestino, onde os dois irmãos enfrentam, por conta da seca e da fome, um caminho cheio de aventura e amadurecimento.

O clube de leitura e de escrita “Poesia, substantivo feminino” acontece nos sábados, dias 13 e 27 de julho, das 15h às 17h, com abertura para a participação do público.

Os encontros promovem a leitura e a escrita entre mulheres, pessoas trans e não binárias, oferecendo um espaço inclusivo para compartilhamento de ideias e incentivo da produção criativa.

A escritora Maiara Gouveia traz para o jardim o lançamento de seu livro “Antes que o céu desabe”. O evento será no dia 25 de julho, às 19h, com uma roda de conversa guiada por Ana Rusche, escritora e pesquisadora pela Universidade de São Paulo (USP), que abordará temas presentes no ensaio, como concepções filosóficas, feministas e ecológicas de diversos pensadores importantes: Ailton Krenak, Bianca Santana, Donna Haraway, Jason Moore, Jaxuka, Silvia Federici, Raquel da Silva Silveira, entre outros nomes.

Para finalizar a agenda de julho, no dia 27, das 15h às 17h, a Casa das Rosas realiza o lançamento das obras “Náufragos”, “Asas para a Lua” e “Fugaz” em parceria com a Editora Versos em Cantos. O lançamento será acompanhado de um sarau literário com apresentação musical, a fim de promover reflexão sobre o impacto da literatura na formação do público infantojuvenil. Confira a agenda completa no site da instituição.

Leia também: Férias escolares: 10 filmes para assistir junto com as crianças

Serviço

Endereço: Avenida Paulista, 37 - Bela Vista, São Paulo (SP)

Funcionamento: terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)

Jardim aberto: de segunda a domingo, das 7h às 22h

Programação: gratuita

Visitas mediadas: públicos espontâneos podem aproveitar para conhecer o Museu nos dias e horários de funcionamento. Grupos precisam agendar previamente com o Núcleo de Ação Educativa do Museu

Visitas guiadas com a duração de 1h30

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças