Entretenimento

Dia Nacional do Documentário Brasileiro: seis produções que você precisa conhecer


31/07/2024 15h40

O Dia Nacional do Documentário Brasileiro é celebrado no dia 7 de agosto. A data, instituída pela Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), visa reconhecer o gênero e homenagear o aniversário de Olney São Paulo, cineasta precursor da produção documental no Brasil.

Por isso, o site da TV Cultura separou seis importantes documentários nacionais, também reconhecidos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

1) Cabra Marcado Para Morrer (1984)

Com direção de Eduardo Coutinho, a narrativa acompanha João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962.

2) Jogo de Cena (2007)

Também dirigido por Coutinho, o longa mistura realidade e dramaturgia a partir da história de vida de mulheres distintas.

3) Santiago (2007)

No documentário, o diretor João Moreira Salles revisita a própria história por meio das lembranças do mordomo Santiago, que trabalhou para sua família por 30 anos.

4) Edifício Master (2002)

A produção, dirigida por Coutinho, apresenta a história de 37 moradores de um prédio de 273 apartamentos, localizado na praia de Copacabana (RJ).

5) Serras da Desordem (2006)

Com direção de Andrea Tonacci, o documentário retrata o massacre do povo Awá-Guajá nos anos 70 na Amazônia, dando destaque à história de Carapirú, um dos sobreviventes.

6) Ilhas das Flores (1989)

Dirigido por Jorge Furtado, o curta mostra de maneira ácida como a lógica da economia contemporânea gera relações desiguais entre os seres humanos.

Veja imagens: Webstory: Dia Nacional do Documentário Brasileiro: seis produções que você precisa conhecer

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

WhatsApp agora permite 'favoritar' os seus contatos; veja como funciona

TV Cultura estreia nova série do "Café Filosófico" neste domingo (4)

Taxa de desemprego cai para 6,9%, menor índice do trimestre de 2014, diz IBGE

Resultados do Prouni do 2º semestre saem nesta quarta (31)

Após ameaça por morte do líder do Hamas, Israel diz estar pronto para guerra