X, o antigo Twitter, anuncia fim das operações no Brasil e culpa Alexandre de Moraes
De acordo com a empresa, serviço continuará disponível para os usuários
17/08/2024 15h08
O X, o antigo Twitter, anunciou o fim de suas operações no Brasil neste sábado (17). Contudo, o serviço continuará disponível para os usuários de todo o país, segundo a empresa.
A decisão foi divulgada pela equipe global de assuntos governamentais, que em nota afirma que “na noite passada, Alexandre de Moraes ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprirmos suas ordens de censura. Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações”.
“Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, do público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal”, expõe.
Nos últimos dias, Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu decisões em que solicitava que o X bloqueasse perfis que vinham publicando mensagens antidemocráticas ou de ódio contra autoridades.
A empresa, no entanto, não teria cumprido essas determinações, o que fez com que a multa por descumprimento também fosse elevada na última semana para R$ 1,4 milhão ao dia, relacionada a sete contas na rede.
Em seu perfil, o proprietário da rede social Elon Musk afirma que as exigências consistem em “censura” e violam “as leis brasileiras, argentinas, americanas e internacionais” .
REDES SOCIAIS