O edifício em que funcionava a antiga Bolsa Oficial de Café, em Santos (SP), comemora 102 anos no dia 7 de setembro. Para marcar o aniversário, a instituição promove apresentações gratuitas de dança no Salão do Pregão. A programação especial acontece todos os sábados do mês de setembro.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2009, o prédio é a sede do Museu do Café (MC) e recebe anualmente milhares de pessoas interessadas em conhecer a história do café no cenário nacional e internacional.
Inaugurado em 1922 como parte das comemorações do Centenário da Independência do Brasil, o palácio foi projetado para representar a opulência e a força da elite cafeeira paulista. O local abrigou as negociações que determinavam as cotações diárias das sacas de café até o final da década de 1950, quando passaram a ser realizadas em São Paulo.
Os quatro grupos que irão participar da celebração foram selecionados por meio de um edital do Programa Expressão, aberto pelo MC no primeiro semestre. A edição inaugural da iniciativa se concentrou na área de dança, convidando artistas e grupos de dança de Santos a enviarem suas propostas.
Iniciando a agenda, no sábado (7), o grupo Laboratório Flamenco mostra ao público o estilo tipicamente espanhol com a apresentação Después del café bebío.
No sábado seguinte (14), o Estúdio Khawala’ Danças e Bem-Estar fará a performance Café Arábica: essência, perfume e sabor dos mistérios do Oriente.
No dia 21 será a vez das crianças da Associação TAVMA - Oficina do Futuro com a exibição da dança contemporânea Em movimento.
Por fim, no último sábado do mês (28), o Studio de Dança Fabiani Costa leva para o museu o espetáculo de jazz Amar... tem jeito?
Todas as apresentações terão início às 16h, sendo que as vagas serão por ordem de chegada.
Para mais informações sobre a programação, acesse o site oficial do Museu do Café.
Serviço
Local: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP;
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h);
Valores: R$ 16 (meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos) | Grátis aos sábados e, todos os dias, para as crianças até 7 anos;
Informações adicionais: acessibilidade no local e não há estacionamento no local
REDES SOCIAIS