Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: João Caldas
Foto: João Caldas

A montagem brasileira de “Hairspray” está em cartaz no Teatro Renault, em São Paulo, desde a última quinta-feira (5). O musical, idealizado por Tiago Abravanel, vem de uma temporada na capital fluminense durante os meses de julho e agosto, quando alcançou público de mais de 35 mil pessoas.

O espetáculo da Broadway acompanha a trajetória da jovem estudante Tracy Turnblad, que sonha em se apresentar em um programa musical nos Estados Unidos. A história se passa nos anos 60 e, por ser uma garota gorda, enfrenta inúmeros preconceitos. 

Ao todo, 98 perucas e 238 figurinos são utilizados pelos 30 atores que compõem a peça.

Ao site da TV Cultura, Abravanel, que também integra o elenco, faz um resumo do que esperar da produção:

"Hairspray é um espetáculo que fala sobre gente. Gente e sobre suas potências, independente de sua raça, do seu corpo, do seu jeito ou da sua orientação sexual. Acho que fala sobre diversos temas totalmente atuais, como a gordofobia, o racismo e o empoderamento feminino, de uma maneira muito leve, divertida e para toda a família", explica.

O portal também pergunta em quais aspectos os espectadores brasileiros poderão se identificar. Neto de Silvio Santos, considerado o maior apresentador do país e que faleceu aos 93 anos no dia 17 de agosto, Tiago não hesita em trazer à tona as referências da peça à televisão brasileira. 

"Pelo fato de se passar numa televisão, brasileiro adora televisão, faz parte da nossa cultura popular. E por essa mistura de teatro com televisão e referências de coisas do Brasil, acho que as pessoas se envolvem ainda mais", enfatiza o entrevistado.

Divulgação - Foto: João Caldas

Tracy, que é interpretada por Vânia Canto, recebe ajuda de amigos como Corny Collins (Ivan Parente), Link Larkin (Rodrigo Garcia), Motormouth Maybelle (Aline Cunha), Penny Pingleton (Pâmela Rossini) e Seaweed J. Stubbs (Thales Cesar). 

No caminho ao estrelato, a personagem passa a lutar contra a segregação racial e a buscar uma cidade mais inclusiva. Para isso, precisa superar a rival Amber Von Tussle (Verônica Goeldi) e todas as artimanhas de sua mãe e produtora do programa musical, Velma Von Tussle (Liane Maya).

A protagonista conta com o apoio de seus pais Wilbur Turnblad (Lindsay Paulino) e Edna Turnblad (Tiago Abravanel).

Divulgação - Foto: João Caldas

A montagem foi idealizada por Abravanel ao lado de Antônia Prado e Tinno Zani, sendo os três responsáveis pela direção. Outro idealizador é Rafael Villar, que também assina a direção musical. 

Com a versão brasileira de Victor Mühlethaler, o público brasileiro poderá conferir as músicas do espetáculo como "Good Morning Baltimore", "I Know Where I’ve Been" e "You Can’t Stop the Beat".

Leia também: Prêmio Bibi Ferreira: veja os indicados da 11ª edição

Com 12 músicos na orquestra, o elenco ainda é formado por Emmy Oliveira, Giovana Zotti, Carol Pita, Yasmin Calbo, Julia Sanchis, Eddy Norole, Manu Gioieli, Douglas Motta, Vitor Veiga, Teo Brito, Alvinho de Pádua, Pedro Navarro, Bernardo Berro, Claudia Rosa, Nicole Luz, André Luiz Odin, Tiago Dias, Thais Ribeiro, Larissa Noel e Carol Roberto.

Além da megaprodução e da importância da narrativa, Hairspray ainda tem um valor especial para Tiago. Foi ali no Teatro Renault que ele atuou em "Miss Saigo", seu primeiro grande musical. Agora, aos 36 anos, retorna ao espaço idealizando uma produção de sucesso da Broadway e celebrando o caminho trilhado. 

"Ver a reação dessas artistas que estão pisando nesse palco pela primeira vez me lembra muito de quando eu pisei pela primeira vez há 15 anos, realizando o sonho de fazer teatro musical. Ao mesmo tempo que é emocionante para eles, é emocionante para mim também ver a reação deles e pensar quanta história já passou e o quanto eu caminhei para chegar até aqui. E ainda quero caminhar muito mais", finaliza o artista.

Aos interessados, os ingressos estão disponíveis no site oficial de vendas, com valores variando de  R$19,80 (meia - Balcão Premium e Balcão Vip) a R$ 350,00 (inteira - Plateia Vip). 

Serviço

Local: Teatro Renault | Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista - São Paulo (SP)
Estreia: dia 05 de setembro 
Horários: quintas e sextas, 20h, sábados, 16h e 20h, e domingos, 15h e 20h
Vendas: sem taxa de conveniência na bilheteria do Teatro Renault (horário de funcionamento: de terça a domingo, das 12h às 20h. Segundas e feriados - fechado). Com taxa de conveniência, pela internet no site oficial.

Leia também: 'A Cor Púrpura': musical ganha novas temporadas em meio ao Dia Internacional de Pessoas Afrodescendentes