Entretenimento

Marcelo Tas recebe Bob 13, fundador da Batalha da Aldeia, no Provoca desta terça-feira (17)

No programa, convidado fala sobre o início da BDA, o incentivo de empresas e da prefeitura, paternidade e mais


12/09/2024 18h18

Marcelo Tas conversa nesta terça-feira (17) com Bruno de Sousa, conhecido como Bob 13, CEO e fundador da Batalha da Aldeia, atualmente uma das maiores batalhas de rap do país. 

Na edição, que vai ao ar na TV Cultura a partir das 22h, o convidado conta que a iniciativa surgiu de forma espontânea e improvisada em uma parceria com o amigo Giovanni Zanardi.

“A gente chegava nas rodas de pessoas e falava ‘E aí, alguém aí sabe rimar? [...] Vamos brincar, é freestyle, estilo livre’. Formamos uma rodinha e começamos a brincar de rimar. E, naturalmente, mais pessoas iam chegando e começavam a zoar um ao outro. E aí falamos: ‘vamos fazer uma batalha então?’ e todo mundo ali topou, no calor do momento”.

Leia mais: "Hairspray", idealizado por Tiago Abravanel, conta com quase 100 perucas e mais de 200 figurinos

Depois de anos, Bob diz que notou uma grande mudança no público que os acompanha: “As crianças estão sendo muito impactadas pelas batalhas e acabam fazendo com que seus pais as levem. Então, vemos uma molecada com os pais de 40 anos. E é incrível porque os pais chegam meio 'turrões' e, quando você vê, estão vibrando”, acrescenta.

A BDA recebe patrocínio de um dos maiores canais de podcast do Brasil, o PodPah, que reforça os prêmios dados aos MCs e investe na estrutura do evento. Mas, quando se trata de apoio da prefeitura da cidade, Bob diz que não existe incentivo.

“A cultura tem que ser apoiada e fortalecida pela prefeitura. Eu falo que a Batalha da Aldeia faz algo totalmente fora da curva, que é conseguir investimento privado para uma parada que deveria ter investimento público. [...] É triste, cara, revoltante, frustrante”, expõe.

O evento já passou por algumas reviravoltas, como em 2019, quando, durante uma das batalhas, a polícia barrou a edição usando atos de violência. Bob diz que enfrentou ao menos uma desavença por ano com policiais ou autoridades da cidade. “Tivemos que abaixar a cabeça várias vezes e sofremos, sim, repressão policial. Fomos convidados a nos retirar de lá várias vezes”, aponta o fundador da Aldeia.

Leia também: Galeria aberta em Pinheiros enaltece trabalho de artistas mulheres

O empreendedor ainda fala sobre onde espera chegar no futuro e relata um de seus maiores sonhos: “Hoje, sou apresentador de batalha, músico e CEO da Batalha da Aldeia. [...] Meu maior sonho, de verdade, é ser respeitado como um comunicador. Ter um programa, um quadro na TV aberta”.

Assista à última edição do Provoca, que recebeu o filósofo e escritor Vladimir Safatle:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

"Haddad tem as qualidades para pleitear um cargo presidencial", diz cientista política sobre sucessão de Lula

Suspeito de tentar matar Trump ficou de tocaia durante 12 horas, segundo investigações

Inmet emite alertas de chuvas intensas em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e RJ

Governo federal prepara MP para abrir crédito extra de R$ 500 milhões no combate a incêndios

Polícia abre investigação contra Datena por agressão a Pablo Marçal