A Black Friday começou oficialmente na sexta-feira (29), e com ela, a alta demanda de compras gerou também um aumento no número de reclamações de consumidores em relação aos produtos adquiridos.
Em sua maioria, essas queixas estão relacionadas a problemas com atrasos nas entregas das mercadorias compradas, produtos ou serviços diferentes do que foi adquirido, cancelamento de compras após o fechamento da venda, maquiagem de preços e indisponibilidade do item anunciado.
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Segundo informações divulgadas pelo Procon-SP, cerca de 2.016 queixas foram registradas por meio do site, além de consultas e orientações feitas pelas redes sociais. Os problemas com entrega somam 639 casos.
“O Procon-SP se reúne periodicamente com as empresas para discutir as questões reclamadas, com base em informações reais dos consumidores. Se bem utilizados, esses dados oferecem uma oportunidade de mudança estratégica para a melhoria de todo o negócio”, avalia Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.
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O órgão paulista de defesa do consumidor informou que manterá os atalhos em seu site para reclamações relacionadas à Black Friday, já que muitos procedimentos ainda estão em andamento, com prazo de resolução para um momento posterior. Com isso, será possível obter mais informações para discutir com as empresas formas de aprimorar o atendimento e melhorar o ambiente de negócios.
Entre as empresas com o maior número de reclamações este ano estão a Dotcom / Sephora e Magazine Luiza / Netshoes / Época Cosméticos / Magalupay / Hub Fintech, com 107 e 72 reclamações, respectivamente.
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Reclamações:
• Dotcom / Sephora: 107
• Magazine Luiza / Netshoes / Época Cosméticos / Magpupay / Hub Fintech: 72
• Mercado Livre: 63
• Via / Casas Bahia / Pontofrio / Extra.com.br: 57
• Amazon: 43
• Claro / Net / Embratel / Nextel (América Móvil): 43
Principais problemas:
• Não entrega/demora na entrega: 639
• Produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e/ou danificado: 217
• Pedido cancelado após finalização da compra: 195
• Maquiagem de desconto: 183
• Produto e/ou serviço indisponível: 175
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