A Black Friday, tradicional data em que diversas empresas promovem uma série de descontos e promoções no Brasil e no mundo, acontece oficialmente nesta sexta-feira (29).
Originária dos Estados Unidos, marca o início da temporada de compras de fim de ano e ocorre sempre na quarta sexta-feira de novembro, logo após o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving, em inglês).
No entanto, além das ofertas atrativas, o período também é marcado por reclamações de consumidores. Para aproveitar as promoções sem problemas, é fundamental seguir algumas orientações para que suas compras não se transformem em um pesadelo.
Leia também: Aos 112 anos, brasileiro se torna homem mais velho do mundo
As advogadas Renata Belmonte e Arina do Vale, especialistas em Prevenção de Litígios e Recuperação de Créditos do escritório Albuquerque Melo, listam algumas dicas importantes para garantir uma experiência positiva e evitar problemas, como endividamento, golpes e atrasos na entrega. Confira:
Conheça a reputação da loja
Antes de realizar uma compra, pesquise sobre a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui. Muitos consumidores acabam sendo vítimas de golpes, atraídos por preços baixos, e só percebem que se trata de fraude após o pagamento.
Verifique o histórico de preços
Uma prática comum é a maquiagem de preços, em que lojas aumentam os valores antes da Black para simular grandes descontos. Contudo, se a pesquisa for feita antes, será possível ver que aquele preço é o praticado no mercado há meses. Portanto, use ferramentas de monitoramento de preços, para verificar se a oferta realmente vale a pena.
Aproveite cupons e cashback
Este é um ótimo momento para utilizar cupons de desconto e serviços de cashback – programas que devolvem uma porcentagem do valor gasto ao consumidor. Esses recursos podem gerar ainda mais economia, ainda mais se combinados com boas promoções.
Confira se o site é confiável
Aqui o alerta é para sites falsos. Golpes são recorrentes nesse período, além de causar prejuízo financeiro, dados sensíveis, como CPF e informações bancárias, podem ser expostos. Por isso, sempre verifique se o site possui certificado de segurança (cadeado ao lado do endereço) e desconfie de preços muito abaixo do comum.
Faça uma lista de compras
Cuidado com o endividamento! Faça uma lista dos produtos realmente necessários e defina um orçamento para não exagerar e acabar se endividando. Não vale a pena economizar no produto, mas pagar juros excessivos de uma compra que não conseguiu pagar.
Antecipe as compras de Natal
A Black Friday é uma oportunidade para antecipar os presentes de Natal e economizar. Portanto, planeje-se e aproveite as promoções para adquirir itens.
Atenção às políticas de troca e devolução
Se optar por comprar online, não esqueça de verificar os prazos e as condições para devolução ou troca com antecedência. Com o aumento da demanda neste período, algumas lojas podem demorar a atender o consumidor.
De acordo com informações do Procon-SP, desde o dia 30 de outubro, quando foi aberto um canal específico para reclamações relacionadas à Black Friday, foram registrados 1.672 atendimentos.
Os principais problemas relatados incluem a não entrega ou demora na entrega dos produtos, com 573 registros. É importante lembrar que em qualquer data promocional do comércio valem as regras previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990).
Entre as empresas que contam com mais reclamações, estão:
1. Grupos Dotcom / Sephora – 95 reclamações;
2. Magazine Luiza / Netshoes / Época Cosméticos / MagaluPay / Hub Fintech – 61 reclamações;
3. Mercado Livre – 55 reclamações.
Com essas dicas, você pode aproveitar as promoções de forma mais segura, garantindo economia e evitando prejuízo.
REDES SOCIAIS