Entretenimento

TV Cultura estreia "Brasil, Zil", série que mergulha na criatividade brasileira, nesta quarta-feira (4)

Com 13 episódios, atração busca levar ao espectador o retrato de um país comprometido com a contemporaneidade


02/12/2024 16h07

A série "Brasil, Zil", uma coprodução entre a TV Cultura e a Santa Rita Filmes e que faz um mergulho na criatividade brasileira, estreia nesta quarta-feira (4), às 23h

Com criação, apresentação e direção de Miguel De Almeida, os 13 episódios procuram levar ao espectador o retrato de um país comprometido com a contemporaneidade, por meio de nomes da ciência, pesquisa, cultura e empreendedorismo social. A produção conta com participação de personalidades como Mayana Zatz, Carlos Nobre, Carla Madeira, Bia Lessa e Danilo Santos de Miranda - in memorian

Produzida por Marcelo Braga, da Santa Rita Filmes, a atração passa por diversas cidades do país – como São Paulo, Belo Horizonte, São José dos Campos, São Carlos e Rio de Janeiro – e destaca, a cada edição, um personagem de relevância. Na ciência, nomes como Mayana Zatz, Stevens Rehen, Henriette Azeredo, Carlos Nobre e Fabio Jatene; na arqueologia, Eduardo Neves; no empreendedorismo social, Os Bracher (Candido, Teresa e Elisa) e Bel Santos Mayer; na cultura, Regina Silveira, Carla Madeira, Sônia Machado Jardim e Bia Lessa; na gestão cultural, Danilo Santos de Miranda, em seu último registro.

Com uma narrativa cinética, contando com artes do artista plástico Werner Schulz como elemento de informação e artes, 'Brasil, Zil' traz ao público um país em sintonia com os grandes desafios da humanidade no século 21.

Leia também: Netflix, Prime Video, Disney+, Max e Apple TV+: veja o que chega aos streamings em dezembro

Primeiro episódio – Mayana Zatz

Geneticista, bióloga, e uma das mais renomadas cientistas brasileiras, não só de agora, mas de todos os tempos, Mayana Zatz foi responsável pelo sequenciamento do genoma brasileiro no ano de 2010, o que fez com que o Brasil tivesse um mapa da genômica do brasileiro. Desde então, a partir da pesquisa genômica, em seu laboratório na Universidade de São Paulo (USP), Mayana realiza pesquisas relacionadas a doenças genéticas, e também em torno do envelhecimento.

Neste episódio, a atração acompanha a rotina dela no laboratório de doenças neuromusculares e também no Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco. Por meio do trabalho dela, é possível compreender como a ciência auxilia a cuidar da saúde e de como as pesquisas buscam conhecimento para melhorar o tempo humano.

Leia também: Justin Timberlake cancela terceiro show da turnê Forget Tomorrow World Tour por questões médicas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

"A gente só fala de vitórias", diz filósofo Renato Noguera sobre dificuldade de viver o luto

Operação da Polícia Civil prende suspeitos por desvios milionário na Apae de Bauru

Presidente da Coreia do Sul diz que vai revogar lei marcial após decisão do parlamento

Justiça do Vietnã ordena que bilionária pague R$ 54 bilhões para evitar pena de morte; entenda

Parlamento da Coreia do Sul vota para bloquear decreto da Lei Marcial