Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

O filme ‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles, foi indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Globo de Ouro e do Critics Choice Awards.

A produção, que estreou no Brasil no dia 7 de novembro deste ano, se tornou uma das obras audiovisuais com mais prêmios internacionais de todos os tempos.

O elenco traz nomes como Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro, considerada a dama do teatro brasileiro.

Pensando nisso, o portal da TV Cultura separou seis momentos marcantes da carreira de Montenegro, que completou 95 anos em 2024. Veja abaixo:

- ‘Central do Brasil’

Com o filme de 1998, dirigido por Walter Salles, Fernanda se tornou a única brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz.

Veja imagens: Webstory: Momentos inesquecíveis de Fernanda Montenegro

- ‘Guerra dos Sexos’

Na novela assinada por Silvio de Abreu em 1983, ela fez sua primeira protagonista na TV Globo, Charlô, ao lado de Paulo Autran (Otávio).

- 'O Auto da Compadecida'

O longa de comédia, lançado em 2000, marcou o cinema brasileiro. A produção traz Fernanda Montenegro no papel de Nossa Senhora. 

- ‘Babilônia’

A trama de 2015 gerou repercussão à época, já que a atriz deu vida a Teresa, personagem casada com Estela (Nathalia Timberg).

- ‘Doce de Mãe’

Em 2013, a série garantiu uma vitória inédita para o Brasil no Emmy Internacional quando Montenegro venceu na categoria de Melhor Atriz.

- ‘Prólogo, Ato, Epílogo: Memórias’

Lançado em 2019 pela Companhia das Letras, o livro biográfico reúne memórias da vida profissional e pessoal de Fernanda.

- Leitura dramática

A apresentação no Parque Ibirapuera entrou para o Livro dos Recordes ao conquistar o título de maior público em uma leitura filosófica. Realizado em 18 agosto, o evento reuniu cerca de 15 mil espectadores.

Leia também: Fernanda Montenegro: por que a apresentação no Ibirapuera foi um evento histórico?