Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Nadja Kouchi
Foto: Nadja Kouchi

O vencedor do Prelúdio 2024 foi anunciado no último domingo (8) pela TV Cultura, diretamente do Teatro Cultura Artística, em São Paulo.

O pianista Estêvao Medeiros Gomes, 16, de Serra, no Espírito Santo, conquistou o júri tocando o Concerto Nº 5 para piano, terceiro movimento, de Camille Saint-Saëns.

O grande vencedor do concurso de música clássica apresentado por Roberta Martinelli e o maestro Julio Medaglia foi premiado com uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria, além de um prêmio em barras de ouro para ajudar com as despesas da estadia na Europa.

"Vencer o Prelúdio 2024 é a realização de um sonho, um marco na minha trajetória musical. Esse programa é muito importante para a música clássica no Brasil. (...) E essa conquista é um grande passo na minha jornada, estou muito animado e muito feliz com o que vem pela frente", destaca Gomes.

Leia também: Com Fernanda Torres e “Ainda Estou Aqui”, Globo de Ouro 2025 anuncia indicados; confira

Ao lado dele, também concorreram na grande final: a soprano Pollyana Santana, 28, de São Paulo, que cantou “Una voce poco fa”, ária da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini, o clarinetista Daniel Bressan, 23, de Itapetininga (SP), que apresentou o Concerto para Clarinete, primeiro movimento, de Wolfgang Amadeus Mozart, e o trompista Rafael Xavier, 22, de Salvador (BA), com o Concerto Nº 1 para trompa, primeiro movimento, de Richard Strauss.

O júri, que teve a difícil missão de escolher o vencedor da atração, foi composto por Eduardo Monteiro, pianista, vice-diretor da ECA – USP e professor de piano, a cantora e diretora Ligiana Costa, musicóloga especialista em ópera, Leandro Karnal, professor, historiador, escritor e apresentador, e Irineu Franco Perpétuo, jornalista, tradutor literário e crítico musical.

Sobre o Prelúdio

Desde 2005, o Prelúdio premiou diversos talentos brasileiros. O programa se consagrou por abrir portas do mercado de trabalho para jovens musicistas que, em sua maioria, após participarem, ingressaram nas principais orquestras nacionais e de diversos outros países.

Entre os jovens talentos estão Cristian Budu, vencedor em 2007, um dos grandes pianistas da atualidade, Tiago Nagel, clarinetista que ganhou a primeira edição, o violinista Guido Sant’Anna, que foi um dos finalistas do Prelúdio 2014, o pianista Estefan Iatcekiw e o cantor Bruno Sá, que participaram em 2017. Todos eles estão ocupando lugares de destaque no cenário internacional.

O pianista Felipe Naim, que conquistou o prêmio em 2019, foi para Budapeste, concluiu seu curso na academia húngara e, atualmente, mora na Europa dando aulas e tocando em diversos países. O vencedor de 2022 foi o saxofonista Samuel Alves. Em 2023, o primeiro lugar ficou com o pianista Mattheus Versiani.

Leia também: ‘Kraven o Caçador’: longa tem cenas inéditas exibidas na CCXP24; confira a descrição