Fundação Padre Anchieta

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Reprodução/ Unsplash
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Uma pesquisa realizada pela Adyen, empresa especializada em pagamentos eletrônicos, revelou que muitos brasileiros têm intenção de cancelar suas assinaturas de streaming no próximo ano.

Dados do Adyen Index – Digital Report 2024, mostram que 39% dos entrevistados pretendem cancelar ao menos uma assinatura nos próximos 12 meses. O levantamento contou com a participação de 2 mil consumidores e 400 empresas digitais no Brasil.

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Apesar de sua popularidade, oferecendo uma ampla variedade de conteúdos e produções de sucesso, plataformas como Netflix, Prime Video, Max e Disney+ vêm adotando medidas mais rigorosas, como restrições ao compartilhamento de senhas e aumentos de preços, o que pode estar influenciando a decisão dos consumidores.

Cerca de 90% da Geração Z utiliza serviços de assinatura, enquanto, entre os entrevistados nascidos entre 1928 e 1945, a adesão também é significativa, atingindo 75%. De forma geral, 22% dos entrevistados possuem pelo menos dois serviços simultaneamente, 20% assinam três e 19,5% contam com apenas uma assinatura, segundo informações do Omelete. 

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Entre as plataformas mais populares estão as de séries e filmes, com 80% de adesão, seguidas pelos serviços que oferecem benefícios de marketplace (60%). Já os serviços de streaming de música aparecem em terceiro lugar, com 56% de adesão, enquanto as assinaturas de delivery de comida ficaram em quarto, com 42%.