Entretenimento

TV Cultura celebra os 150 anos do Choro no Brasil com documentário inédito

Produção vai ao ar no dia 22 de dezembro, às 23h30


17/12/2024 18h18

Em celebração aos 150 anos do Choro no Brasil, a TV Cultura exibe no dia 22 de dezembro (domingo), às 23h30, o documentário inédito Brasil Toca Choro, baseado na série homônima da emissora, que traça um panorama histórico do primeiro gênero da música urbana tipicamente brasileira. O filme conta com a participação de virtuosos e criativos intérpretes do gênero, de diferentes gerações e estilos, que trazem versões autênticas.

Com uma hora de duração, o programa teve idealização e concepção de Marquinhos Mendonça e supervisão de conteúdo de Mauricio Valim, e traça um panorama histórico do Choro ao celebrar grandes nomes do gênero desde a sua gênese até a atualidade: de Pixinguinha e Chiquinha Gonzaga a Altamiro Carrilho; de Ernesto Nazaré a Villa-Lobos; de Jacob do Bandolim a Hamilton de Holanda; de Valdir Azevedo a Armandinho.

Leia mais: “Ainda Estou Aqui” entra na lista de 15 pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional

Nelson Ayres, Proveta, Toninho Carrasqueira, Izaías Bueno de Almeida, Hamilton de Holanda e Armandinho são algumas das personalidades que dão depoimentos ao documentário, que também é permeado por mais de 40 músicas. Entre elas, Flor Amorosa, de Joaquim Callado; Abre Alas, de Chiquinha Gonzaga; Oito Batutas, de Pinxinguinha; Conversa de Botequim, de Noel Rosa; Brasileirinho, de Waldir Azevedo; 13 de dezembro, de Luiz Gonzaga; Chega de Saudade, de Tom Jobim; Sarau para Radamés, de Paulinho da Viola; João e Maria, de Sivuca e Armandinho; Chorinho para Ele, de Hermeto Pascoal; e Capricho de Pixinguinha, de Hamilton de Holanda e outras.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saúde de SP lança programa de apoio a adultos com necessidades relacionadas ao uso de drogas

Lula tem 35% de aprovação e 34% de reprovação após dois anos de governo, aponta Datafolha

TV Cultura estreia documentário sobre seus 55 anos

Ucrânia reivindica autoria de atentado que matou chefe do programa nuclear da Rússia

Ministério da Saúde entrega 258 novas ambulâncias para renovar frota pelo país