O Roda Viva desta segunda-feira (23) recebe Marcelo Rubens Paiva, escritor e autor de "Ainda Estou Aqui", livro que deu origem ao filme de Walter Salles Júnior.
No quarto bloco do programa, Eduardo Graça, repórter especial do jornal O Globo, relembra uma declaração de 2022 do entrevistado.
Na ocasião, às vésperas das eleições presidenciais no Brasil, Marcelo disse "votarei no Lula, apesar do Lula. Estou esperançoso e também morrendo de medo do que pode acontecer nos próximos meses”.
A partir daí, o jornalista questiona se o convidado do centro do Roda Viva ainda permanece com o sentimento de esperança.
"O Brasil está atravessando uma crise muito estranha, não dá para entender muito bem o que está acontecendo. [...] Desemprego caindo, mas a inflação, o dólar e os juros subindo", contextualiza Marcelo.
O escritor e dramaturgo é enfático ao retomar a frase dita em 2022: "a única pessoa que podia derrotar o fascismo era o Lula e a gente teve que se unir. Inclusive não só eu, que sou um cara de esquerda, mas o pessoal do Plano Real, muitos tucanos".
Além do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Marcelo Rubens Paiva afirma que os dois anos do governo de Michel Temer (MDB) "também foram terríveis".
"Foi urgente o Lula ter se candidatado porque a gente precisava de um estadista", conclui o entrevistado.
Participam da bancada de entrevistadores Adriana Ferreira Silva, jornalista e escritora, Leonardo Cruz, editor-executivo no Jornal O Estado de S. Paulo, Mariliz Pereira Jorge, colunista da Folha de S. Paulo e do Canal Meio, Eduardo Graça, repórter especial de O Globo e Tom Farias, jornalista e escritor.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.
Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real.
Leia também: Textos de Marcelo Rubens Paiva que viraram filme
REDES SOCIAIS