Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Roda Viva desta segunda-feira (23) recebe Marcelo Rubens Paiva, autor de "Ainda Estou Aqui", livro que deu origem ao filme de Walter Salles Júnior.

Questionado sobre a regulamentação das plataformas digitais no Brasil e uma possível interferência na liberdade de expressão dos usuários, o entrevistado é enfático na resposta: 

"Para mim é muito evidente o que é liberdade de expressão e o que é agressão à honra da pessoa, que é inconstitucional", pontua Marcelo. 

O escritor e dramaturgo ainda considera necessário alguma forma de controle diante do enorme número de fake news presentes na internet e nas redes sociais. 

"O X, antigo Twitter, virou um lixo. Eu não sei nem o que eu estou fazendo lá ainda. Era tão legal, era um debate de ideias, com links de jornais que eu recebia", acrescenta o entrevistado. 


Ao usar como exemplos publicações de cenas de violência e discursos de ódio que circulam na plataforma X, Marcelo afirma acreditar ser um fenômeno “proposital”.

"É mais um dos instrumentos da extrema direita mundial de criar um ambiente de pessimismo, das pessoas quererem uma polícia forte. O Elon Musk é um grande representante dessa direita. [...] Tenho muito medo do que esse tipo de ‘Twitter’ está criando", finaliza. 

Leia também: Sobre as eleições em 2022, Marcelo Rubens Paiva defende que Lula era o único que podia derrotar o fascismo

Participam da bancada de entrevistadores Adriana Ferreira Silva, jornalista e escritora, Leonardo Cruz, editor-executivo no Jornal O Estado de S. Paulo, Mariliz Pereira Jorge, colunista da Folha de S. Paulo e do Canal Meio, Eduardo Graça, repórter especial de O Globo e Tom Farias, jornalista e escritor.

Assista ao programa na íntegra:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.

Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real.

Leia também: Textos de Marcelo Rubens Paiva que viraram filme