Após completar 20 anos de carreira, a cantora, compositora e escritora Vanessa da Mata inicia 2025 nos palcos de São Paulo. Ela é a protagonista do musical 'Clara Nunes - A Tal Guerreira', que estará em cartaz a partir do dia 10 de janeiro. A artista de múltiplos talentos está no Roda Viva desta segunda-feira (6), a partir das 22h, na TV Cultura.
No programa, a editora-chefe da revista Bravo!, Lais Franklin, cita uma pesquisa do Datafolha que aponta que 60% dos pardos no Brasil não se consideram negros e questiona a cantora sobre como se deu sua construção identitária.
“Desde pequena eu vivi um embate, porque meu pai é branco de olho claro e a família da minha mãe é de origem indígena e negra. Eu dizia para minha avó que éramos negros em uma época que ninguém falava disso. Eu fui ensinada a dizer que não era (negra), mas eu sou. Olha os meus traços, meu cabelo. Eu sou completamente negra. A pele é do meu pai, mas até o canto é da minha mãe e isso foi um embate sério, porque você é ensinada a não ser”, conta Vanessa.
Participam da bancada de entrevistadores Ademir Correa, diretor de conteúdo da Rolling Stone Brasil, Lais Franklin, editora-chefe da revista Bravo!, Leandro Cacossi, apresentador e produtor da Rádio Eldorado, Maria Fortuna, jornalista de Cultura do jornal O Globo, e Priscilla Geremias, editora de Cultura da revista Marie Claire.
Inédito, o primeiro programa do ano vai ao ar na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play, além de YouTube, Tik Tok, X e Facebook, com apresentação de Vera Magalhães. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS