Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

A Três Selos lança com exclusividade o álbum 'Direct-to-Disc' de Marcelo D2 & SambaDrive, gravado ao vivo no Artone Studio em 2024, na Holanda, para seus assinantes. O clube de assinaturas de discos de vinil inicia 2025 com o disco que celebra os 25 anos de carreira do rapper, um lançamento feito em parceria com a Night Dreamer. A edição está disponível para assinantes e compras avulsas em tresselos.com a partir desta terça-feira (7).

Uma voz geracional no Brasil, Marcelo D2 emergiu em meados dos anos 1990 como fundador do grupo de hip-hop Planet Hemp. Desde então, consolidou-se tanto como um nome popular quanto como um inovador musical, colaborando com figuras como o saudoso Sérgio Mendes e o produtor Will.i.am. Desde o lançamento de seu primeiro álbum solo, 'Eu Tiro É Onda', em 1998, D2 desenvolveu um som instantaneamente reconhecível que transita entre o groove brasileiro clássico e o rap contemporâneo, sempre guiado pelo lema “em busca da batida perfeita”, título de seu segundo álbum, 'À Procura da Batida Perfeita'.

O disco foi desenhado nas passagens de som, onde sua banda e Marcelo faziam jam sessions durante as passagens de sons dos shows. Foi assim que nasceu a SambaDrive. 

Leia também: Peter Yarrow, cantor do trio Peter, Paul & Mary, morre aos 86 anos

“Nos inspiramos nos trios de sambajazz brasileiros, mas com um toque mais ousado e moderno. Achamos que esse som poderia se transformar em algo novo: Marcelo D2 & SambaDrive. Então, rapidamente montamos um show e caímos na estrada. Tocamos em cidades como Londres, Nova York, Paris, Berlim, Lisboa, Amsterdã, Buenos Aires, São Paulo, Porto, Zurique, Boston, Miami, Montevidéu e, claro, Rio de Janeiro. Depois, recebemos um convite incrível para gravar ao vivo perto de Amsterdã, especificamente em Haarlem, no fantástico Artone Studio. Sem cortes, sem edições, somente nós, todos na mesma sala, tocando e cantando juntos”, comenta o baixista Mauro Berman.

Direct-to-disc une samba, jazz e hip-hop em uma performance sem cortes, registrada diretamente para disco sob a produção de Mario Caldato Jr. com dez faixas que marcaram a discografia de Marcelo D2 em novas versões que dialogam com a espontaneidade do jazz-samba dos anos 60 e 70.

Disponível em uma edição de luxo, o lançamento traz um LP de 180g com capa gatefold rígida e um livreto especial contendo letras, ficha técnica completa e texto assinado por Ramiro Zwetsch. O álbum captura a essência do som de Marcelo D2 ao lado dos músicos Mauro Berman (baixo), Pablo Lapidusas (teclados) e Lourenço Monteiro (bateria).

Tracklist:

Lado A

- A Maldição do Samba (3:38);

- MD2 (A Sigma no TAG) (3:00);

- À Procura da Batida Perfeita (2:49);

- Samba de Primeira / Encontro com Nogueira (4:25);

- Qual É? (4:07).

    Lado B

    -Profissão MC (3:17);

    - 1967 (3:48);

    - Eu Tenho o Poder (3:46);

    - Desabafo (2:49);

    - Rio (Puro Suco) (2:25).

    Leia também: Cinema brasileiro bate recorde de salas em 2024, aponta Ancine