Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Lucas Ramos
Foto: Lucas Ramos

Após a polêmica fala de Karla Sofía Gascón, protagonista do filme ‘Emilia Pérez’, sobre Fernanda Torres, internautas resgataram tuítes antigos da espanhola e a acusaram de xenofobia, islamofobia e racismo.

Em muitos dos posts resgatados, a atriz principal de ‘Emilia Pérez’ reclama da presença de muçulmanos na Espanha.

Leia também: Karla Sofía Gascón pode ser desclassificada do Oscar? Confira o que diz o regulamento

“Perdão, é impressão minha ou cada vez há mais muçulmanos na Espanha? Cada vez que vou buscar minha filha na escola há mais mulheres com os cabelos cobertos e as saias baixas até os calcanhares. Talvez, no ano que vem, em vez de inglês tenhamos que ensinar árabe… e um cordeiro”, diz um tuíte de novembro de 2020.

Em outro, de 2016, Karla afirma: “É hora de ousar ir a qualquer país árabe. Invasão total planejada do Ocidente enquanto eles astutamente expulsam os infieis”.

Sobre o caso George Floyd, homem negro morto pela polícia nos EUA que gerou uma onda de protestos contra o racismo em todo o mundo, a atriz publicou: “Realmente creio que muitas poucas pessoas nunca se importam com George Floyd, um drogado e traficante, mas sua morte serviu para destacar mais uma vez que há aqueles que ainda consideram os negros como macacos sem direitos e aqueles que consideram que a polícia é assassina. Tudo errado”.

Sobrou até para o próprio Oscar, prêmio no qual ela é indicada na categoria de “Melhor Atriz” por ‘Emilia Pérez’.

“Cada vez mais o Oscar se parece uma entrega de prêmios de cinema independente e de cinema reivindicativo, não sabia se eu estava vendo um festival afro-coreano, uma manifestação BlackLivesMatter (Vidas Negras Importam) ou o 8M. Além de uma gala feia. Faltou dar um prêmio para o curta do meu primo, que é manco”, escreveu.

Acusação contra Fernanda Torres

Em entrevista ao site da Folha de S. Paulo divulgada na última quarta-feira (29), a espanhola Karla Sofia Gascón, protagonista do filme ‘Emilia Pérez’, afirmou que tem sido atacada por pessoas que trabalham com Fernanda Torres.

Em nenhum momento me verá falando mal de Fernanda Torres, ou do filme de Fernanda Torres. Mas, por outro lado, há pessoas que trabalham com Fernanda Torres que falam mal de mim e de ‘Emilia Pérez’. Isso fala mais deles e de seu filme do que do meu”, declarou a atriz.

O filme ‘Ainda Estou Aqui’, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres, concorre com ‘Emilia Pérez’ em três categorias do Oscar: “Melhor Filme”, “Melhor Filme Internacional” e “Melhor Atriz”.

A afirmação irritou internautas brasileiros, que alertaram para uma possível punição à espanhola na corrida pelo prêmio da Academia. 

Leia também: 'Larissa: O Outro Lado de Anitta': Netflix anuncia novo documentário sobre a cantora