A minissérie "Adolescência", lançada na última quinta-feira (14) pela Netflix, tem causado repercussão nas redes sociais, especialmente pela trama chocante e pela maneira única como é filmada, toda em plano sequência.
A história segue Jamie Miller, um adolescente de 13 anos da Inglaterra, acusado de matar uma colega de escola a facadas. Ao longo de quatro episódios filmados em tomadas contínuas, sem cortes, o espectador acompanha os eventos de um dia após o crime, três dias depois, sete meses e, finalmente, 13 meses após o ocorrido.
A narrativa explora o impacto desse evento na vida da família Miller, especialmente de seus pais, enquanto tentam entender as razões que levaram o filho a cometer um ato tão brutal.
Leia também: Conheça a ascensão meteórica da carreira de Olivia Rodrigo, headliner do Lollapalooza 2025
Apesar de não ser baseada em um caso real específico, a série é inspirada em incidentes semelhantes que geraram comoção pública. "Houve um incidente em que um menino [supostamente] esfaqueou uma garota, e isso me chocou. Fiquei pensando: o que está acontecendo na sociedade para que um menino faça isso? Qual foi o estopim disso?" disse Stephen Graham, criador da série ao site 'Tudum', da Netflix . Ele ressaltou que o objetivo da produção não é apenas retratar um drama sobre violência juvenil, mas provocar uma reflexão profunda sobre os fatores sociais e familiares que contribuem para esses atos.
O roteiro, escrito por Graham e Jack Thorne, também discute a masculinidade tóxica e o papel das redes sociais na formação da identidade dos jovens. Thorne, que coescreveu a história, revelou que a série provocou nele e em Graham uma reflexão sobre a raiva masculina e como ela se manifesta na sociedade contemporânea. "Essa é uma jornada que nunca fiz como escritor antes, e isso me assustou e me empolgou", afirmou Thorne, destacando a necessidade de debater esse tema.
A trama teve grande aceitação do público, alcançando o topo das séries mais assistidas na Netflix em 71 países, incluindo o Brasil.
Assista ao trailer:
Leia mais: “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa” chega ao streaming; saiba onde assistir
REDES SOCIAIS