O Roda Viva desta segunda-feira (21) recebe o escritor e roteirista Raphael Montes.
Durante a entrevista, o autor de obras como 'Jantar Secreto', 'Bom Dia, Verônica' e a novela 'Beleza Falal' fala sobre um suposto medo do cancelamento por parte dos novos escritores, fator que pode acabar influenciando as novas procuções literárias. De acordo com ele, “a literatura de ficção adulta deve muito pouco à moralidade".
"O ser humano é complexo, então é bom que os personagens também sejam. É importante que eles tenham dubiedades, falhas de caráter, preconceitos… é muito perigoso confundir a opinião das personagens com a opinião do autor”, diz.
Ainda segundo Montes, a sociedade vive um momento de "maior vigilância", o que para ele não necessariamente é ruim.
"Honestamente, vejo com bons olhos. Acho que estamos evoluindo como sociedade. Você não pode sair por aí sendo racista", argumenta.
Independente dos temas tratados nas infinitas obras, o escritor defende a importância de colocar o leitor dentro do debate.
“O que você precisa sempre é de contraponto. Você precisa mostrar esse lado cruel e preconceituoso de determinados personagens, mas numa evidente crítica, jogando para o leitor a discussão”, comenta.
Participam da bancada de entrevistadores o jornalista Daniel Salles; Edu Carvalho, colunista da Agência Colabora; Fernanda Talarico, repórter do UOL; Paula Carvalho, apresentadora; e Walter Porto, editor e colunista de livros da Folha de S. Paulo.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais YouTube, Tik Tok, X e Facebook
REDES SOCIAIS