O Roda Viva desta segunda-feira (1°) recebe o cantor e compositor Xande de Pilares.
Xande lançou, neste ano, o trabalho "Nos braços do povo - Volume 1" e ainda recebe homenagens pelo aclamado "Xande Canta Caetano", vencedor do Grammy Latino 2024 de Melhor Álbum de Samba e Pagode.
No programa, o artista faz uma avaliação sobre a escolha de um samba-enredo no carnaval. Xande afirma que a disputa nos dias de hoje se tornou muito cara.
“A disputa de samba-enredo se tornou muito cara. Você forma uma parceria, você tem dois ou três que escrevem. Como a disputa é muito cara, você tem que se render a isso, ter um cara para investir. E esse cara vira compositor, só que tem muitos que não reconhecem que não são compositores e batem no peito e se acham melhores do que aqueles que escrevem”, avalia.
“A gente hoje é obrigado a conviver com isso, faz parte do sistema, mas tem muitos compositores talentosos que perdem a oportunidade de poder ganhar um samba porque não tem recursos financeiros”, completa.
No carnaval de 2026, ele será homenageado pela Unidos de Jacarezinho, que desfilará pela série Ouro. Xande também integra o time de compositores do samba vencedor da Mocidade, escola que prestará homenagem a Rita Lee.
A bancada de entrevistadores é formada por Claudia Alexandre - jornalista e pesquisadora; Fabiana Cozza - cantora e pesquisadora; Jairo Malta - autor da coluna Sons da Perifa na Folha de S.Paulo e curador do Museu das Favelas; Jefferson Barbosa - jornalista e autor do livro A Mãe do Mundo, sobre Mãe Beata de Yemanjá; e Sérgio Martins - crítico musical. Os desenhos em tempo real são do cartunista Luciano Veronezi.
O programa com Xande de Pilares vai ao ar, ao vivo, às 22h, na TV Cultura, com transmissão simultânea pelo site da emissora, pelo app Cultura Play e YouTube.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS