Esporte

Daltonismo no futebol: cores do uniforme podem confundir quem tem a doença

UEFA junto de organização especializada lança projeto de conscientização para os clubes da Europa


08/09/2020 12h01

O daltonismo é uma doença hereditária que envolve a incapacidade de distinguir cores, geralmente entre tons de vermelho e verde. Atinge cerca de um a cada 12 homens e uma de cada 200 mulheres.

Esta alteração possui três variantes: a protanopia, que faz com que o vermelho, se transforme em tons de bege, marrom, ou cinza; a deuteranopia, onde o verde vira marrom; e a tritanopia, mais rara, que faz com que tons de azul e amarelo, se transformem em tons rosados.

Agora, imagina isso num campo de futebol, com as camisetas dos times. É difícil distinguir quem é quem se você é daltônico, dependendo das cores do uniforme.

Pensando nisso, a UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) junto com a Federação Inglesa de Futebol e a organização especializada Colour Blind Awareness (Organização para Consciência do Daltonismo) tem feito um trabalho, desde 2017, para conscientizar os clubes quanto às necessidades do público daltônico.

No domingo (6), foi comemorado o Dia da Conscientização do Daltonismo, e a associação se posicionou para lembrar do problema que atinge muitos fãs de futebol.

A imagem mostra como um daltônico enxerga as cores do uniforme, por isso a distinção é difícil e o mais indicado é que em um jogo, os times rivais usem uma cor clara e o outro uma cor escura.

 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido