Esporte

Há oito anos, Neymar fez dois e o Santos venceu o então rebaixado Palmeiras na última rodada

Então rebaixado para a Série B do Brasileirão, o Verdão saiu na frente, mas levou a virada do Peixe com dois gols de Neymar. Placar final: 3 a 1 na Vila Belmiro, mesmo palco do duelo deste sábado (5)


05/12/2020 09h30

Se, neste sábado (5), o Palmeiras chega embalado para o clássico contra o Santos na Vila Belmiro, há oito anos e quatro dias, o cenário era bem diferente. Então já rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Verdão teve a indigesta missão de encarar o Peixe de Neymar na última rodada de 2012, no dia 1o de dezembro. Resultado final: 3 a 1 para os donos da casa, com dois gols do atual craque do Paris Saint-Germain-FRA.

Trajado em seu uniforme verde 'limão', o time palestrino até ensaiou uma despedida de honra. Os então comandados de Gilson Kleina saíram na frente logo aos quatro minutos de jogo, após belo lançamento de Hernán Barcos para Maikon Leite, que foi ainda mais feliz na finalização. De fora da área, o atacante ex-Santos acertou com precisão o canto direito de Rafael Cabral. 

 A partir daí, um Neymar de apenas 20 anos de idade resolveu dar as caras. Primeiro, driblando o goleiro Raphael Alemão e rolando para Victor Andrade empatar o jogo. Depois, virando a partida em gol de pênalti, sofrido por ele mesmo em falta do zagueiro Román, que terminaria expulso. Por fim, completando cruzamento de Patito Rodríguez e fazendo o terceiro do Peixe. Tudo isso no primeiro tempo. 

O Santos do técnico Muricy Ramalho entrou em campo com: Rafael Cabral; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Juan; Alan Santos, Arouca e Felipe Anderson; Patito Rodríguez, Neymar e Victor Andrade. O jovem camisa 11, que seria vendido ao Barcelona-ESP em julho de 2013, terminou a temporada com 43 gols marcados. O Peixe, porém, terminou o Brasileirão 2012 no meio da tabela.

O Palmeiras de Gilson Kleina, por sua vez, começou o jogo com: Raphael Alemão; Artur, Maurício Ramos, Román e Juninho; Corrêa, Márcio Araújo e Bruno Dybal; Mazinho, Maikon Leite e Hernán Barcos. O time alviverde havia sido rebaixado com duas rodadas de antecedência, no empate em 1 a 1 com o Flamengo em Volta Redonda. Em janeiro do ano seguinte, Paulo Nobre seria eleito à presidência do clube.

Em 2020, a situação é outra. O sexto colocado Santos recebe o quinto Palmeiras em disputa pelas primeiras posições da tabela. Ambos possuem 37 pontos ganhos, ao lado dos gaúchos Internacional e Grêmio. O clássico é válido pela rodada 24 do Brasileirão e tem início programado para as 17h (de Brasília) deste sábado (4).

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido