UOL - O melhor conteúdo

Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

A final da Libertadores entre Palmeiras e Santos acontece no próximo sábado, dia 30. A decisão irá acontecer em partida única e o palco da partida é o Maracanã, no Rio de Janeiro. E se tem um estádio brasileiro acostumado a receber jogos históricos e grandes craques é o Maracanã. Finais de Copa do Mundo, decisão de campeonato brasileiro, disputa de medalha olímpica e muitas outras.

Para entrar no clima do jogo grande jogo da temporada 2020 do futebol brasileiro, o site da Cultura listou 10 partidas marcantes para o torcedor brasileiro e também estrangeiro.

Leia também: Veja onde estão os jogadores que venceram a Libertadores com o Palmeiras em 1999

Confira a seleção de jogos feita pelo site da Cultura:  

- Brasil 1 - 2 Uruguai (Final da Copa do Mundo), em 16 de julho de 1950

A primeira grande partida do Maracanã foi a final da Copa do Mundo de 1950. O estádio foi construído justamente para receber o maior evento do futebol. A expectativa do brasileiro para levantar a primeira Jules Rimet era grande.

O Brasil enfrentou o Uruguai na final da competição, os dois melhores times do quadrangular final da Copa do Mundo. Infelizmente, a lembrança é triste para o torcedor brasileiro. Os uruguaios venceram a partida por 2 a 1 com gols de Schiaffino e Ghiggia e se sagraram campeões.

A sonhada taça só foi conquistada oito anos depois, em 1958, com a estreia de Pelé em Copa do Mundo.


- Flamengo 0 - 0 Fluminense (Final do Campeonato Carioca), em 15 de dezembro de 1963

Logo depois da Copa do Mundo de 1950, o Maracanã passou ser usado pelos clubes brasileiros. Não se tornou um palco exclusivo para a seleção brasileira.

Uma das primeiras partidas marcantes entre clubes no estádio foi a final do campeonato carioca entre Flamengo e Fluminense. O rubro negros seguraram o empate diante do rival e se sagraram campeões estaduais.

O que tornou essa partida histórica foi o público. Naquele dia haviam 194.603 pessoas dentro do estádio. É o maior já registrado entre clubes brasileiros no Maracanã.


- Vasco 1 - 2 Santos, em 19 de novembro de 1969

Uma das partidas de futebol mais importantes da história do futebol. Nesta partida, Pelé marcou seu milésimo gol como jogador de futebol, um dos maiores feitos no esporte.

O feito do Rei do Futebol foi tão grande que houve uma invasão de campo por parte de jornalistas e torcedores. A partida foi paralisada.


- Fluminense 1 (1)- (4)1 Corinthians, em 5 de dezembro de 1976

Outro time paulista que fez história no Maracanã foi o Corinthians. A semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976 entre Fluminense e Corinthians ficou conhecida como “Invasão Corintiana”.

O clube paulista estava há 22 anos sem nenhuma conquista. O jogo decisivo para definir quem se classificaria para a final aconteceu no Rio de Janeiro. Então, a torcida se deslocou toda para o estado vizinho e encheu o estádio como se estivesse jogando em casa. Mais de 40 mil torcedores corintianos fizeram a festa no estádio.

O apoio foi fundamental para o Corinthians arrancar um empate e levar a decisão para os pênaltis. O goleiro corintiano Tobias se tornou herói e pegou duas penalidades, e garantiu uma vaga na final.


- Flamengo 3-2 Atlético/MG, em 1º de junho de 1980

A relação entre Flamengo e Maracanã é muito especial. E ela viveu os anos de ouro na década de 1980. Para simbolizar um jogo desse período, foi selecionada a primeira conquista da equipe comandada por Zico.

O Flamengo enfrentou o Atlético/MG na final do Campeonato Brasileiro. Na primeira partida, os mineiros levaram a melhor. Mas, na volta, os cariocas venceram por 3 a 2 e levaram o caneco para casa. Os gols foram marcados por Nunes (2x) e Zico. O Galo Mineiro chegou as redes com Reinaldo (2x).

Esse era apenas o início da fase mais vencedora do Flamengo.

- Brasil 1-0 Uruguai, em 16 de julho de 1989

Uma das partidas mais importantes da história da seleção brasileira. A partida final da Copa América de 1989 entre Brasil e Uruguai foi um marco por dois motivos: a quebra do jejum sem títulos da Copa América desde 1949 e o início da geração do tetra.

A vitória foi apertada. Apenas 1 a 0 com gol de Romário. Mas foi o suficiente para a torcida brasileira voltar a comemorar uma conquista e começar um período muito vencedor na história da seleção brasileira.


- Brasil 2-0 Uruguai, em 19 de setembro de 1993

Mais uma vez, Brasil e Uruguai protagonizaram uma partida histórica no Maracanã. Dessa vez pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1994. A situação do Brasil não era confortável e precisa dos três pontos.

Romário, que até então não tinha atuado pelas eliminatórias por problemas com a comissão técnica, foi chamado para ser o salvador da pátria. E ele realmente foi. Marcou os dois gols e garantiu a seleção na Copa, que seria conquistada pelo Brasil.

- Brasil 5-0 Estados Unidos, em 26 de julho de 2007

Um salto temporal. Por conta dos Jogos Pan-Americanos de 2007, o Maracanã passou por uma grande reforma. É possível afirmar que o primeiro grande jogo do estádio remodelado foi com a Seleção Brasileira Feminina.

Na partida que valia a medalha de ouro, o Brasil aplicou uma sonora goleada de 5 a 0 em cima dos Estados Unidos, a maior potência do esporte. Com gols de Marta (2x), Cristiane (2x) e Daniela Alves, as meninas levaram o ouro pra casa e consagrou essa geração.

- Alemanha 1-0 Argentina, em 13 de julho de 2014

O Maracanã precisou passar por mais uma reforma para receber a Copa do Mundo de 2014. Agora, o estádio já está supermoderno e pronto para receber os maiores jogadores do mundo.

A final da competição foi entre Alemanha e Argentina. Os europeus buscavam o tetra. Já a equipe comandada por Messi estava em busca do tricampeonato. Em jogo bastante disputado, os alemães levaram a melhor durante a prorrogação com gol solitário de Mario Gotze.

-Brasil 1 (5) – (4) 1 Alemanha, em 20 de agosto de 2016

As Olimpíadas não é o torneio de futebol mais importante do mundo. Mas, o fato do Brasil ainda não ter vencido até 2016, já estava incomodando a todos. Não tinha palco melhor para quebrar o jejum.

Com a equipe comandada por Neymar, Gabriel Jesus e Gabigol, a seleção brasileira conquistou nos pênaltis a medalha de ouro olímpica. O jejum acabou de maneira emocionante com Neymar convertendo a última cobrança.