Esporte

Após exclusão por doping, Rússia utilizará sigla "ROC" nas Olimpíadas de Tóquio

País está proibido de usar o nome próprio, a bandeira oficial e o hino nacional em competições esportivas internacionais


19/02/2021 18h39

Após exclusão em função de escândalo de doping, a Rússia anunciou, nesta sexta-feira (19), que utilizará a sigla "ROC" ("Comitê Olímpico Russo") nos Jogos Olímpicos Tóquio 2021. O país está proibido de utilizar o nome próprio, a bandeira oficial e o hino nacional em quaisquer competições esportivas internacionais nos próximos dois anos. 

O banimento russo foi determinado de forma conjunta entre a CAS (Corte Arbitral do Esporte) e a Wada (Agência Internacional Antidoping), após apuração de que autoridades russas teriam adulterado amostras que serviriam como evidências para antigos casos de doping no Laboratório de Moscou, a serem entregues à agência. 

O gancho inicial aplicado à Rússia seria de quatro anos, mas acabou reduzido a dois em dezembro do ano passado. A punição, portanto, deve se estender até a Copa do Mundo Catar 2022, passando pelos Jogos de Inverno de Beijing 2022. 

Algumas modalidades acabaram sendo mais afetadas pela decisão, como a Fórmula 1, perante o piloto russo Nikita Mazepin, da Haas. No futebol, contudo, a exceção é a Euro 2021, que contará com a participação da seleção russa sem precedentes, já que não consta na lista de competições mundiais da CAS.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido