Esporte

História do boxe no Brasil


03/03/2021 16h29

O esporte nasceu na Mesopotâmia por volta do ano 3000 a.C., percorrendo o Egito e Grécia, até renascer na Inglaterra nos séculos XVII e XIX.

No Brasil, o boxe chegou no início do século XX. Um dos envolvidos na primeira luta, ocorrida em São Paulo, em 1913, era o atleta Luis Sucupira. Conhecido como ‘Apolo Brasileiro’, Luis foi um dos primeiros brasileiros entusiastas do esporte.

Outro grande entusiasta do boxe foi o marinheiro Góes Neto. Em 1919, Góes encontrou parentes do Presidente da República Rodrigues Alves, no Rio de Janeiro. Suas técnicas, aprendidas na Europa, chegaram no presidente, que apoiou o boxe e ajudou na sua difusão pelo país.

Veja imagens: Webstory: História e curiosidades sobre o boxe

Ao passo que novas academias foram inauguradas, o esporte foi regulamentado por volta de 1920, com as comissões municipais de boxe em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Santos.

A primeira participação internacional brasileira em campeonatos foi em 1933, no Sul-Americano de Boxe Amador. Neste ano, o evento ocorreu na Argentina e recebeu a seleção brasileira composta por cariocas.

Ao longo das décadas seguintes, grandes nomes fizeram o boxe brasileiro. Éder Jofre, Kaled Curi e Maguila são alguns deles. Confira outros grandes boxeadores do Brasil.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido