Esporte

Exposição do Museu do Futebol põe Barbosa no centro do debate sobre racismo no Brasil

"Tempo de Reação - 100 anos do goleiro Barbosa" homenageia goleiros além de discutir a narrativa de Moacyr Barbosa e a causa antirracista


09/06/2021 13h46

A nova exposição do Museu do Futebol "Tempo de Reação - 100 anos do goleiro Barbosa" homenageia o goleiro Moacyr Barbosa (1921-2000), o colocando no centro do debate sobre o racismo no Brasil. A mostra temporária será aberta ao público no dia 19 de junho no espaço físico do museu, localizado embaixo das arquibancadas do Estádio do Pacaembu.

A trajetória de Barbosa foi longa e marcada por sucessos nos times em que atuou, mas a memória sobre sua carreira é ainda conectada à derrota do Brasil na Copa do Mundo de 1950. Em 2021, ano em que completaria 100 anos, ele tem sua trajetória recontada sob outra perspectiva na exposição.

Leia também: Em manifesto, jogadores da seleção se dizem insatisfeitos com a organização da Copa América

Com o auxílio das lembranças e do acervo preservado por Tereza Borba, filha adotiva do goleiro, os curadores problematizam a narrativa da responsabilização de Barbosa pelo "Maracanazo". As consequências dessa narrativa para a história do futebol e para a trajetória do próprio Barbosa também são discutidas, por evidenciarem o racismo que estrutura o futebol e a sociedade brasileira.

A curadoria da nova exposição envolveu especialistas e representantes de diferentes setores do Museu do Futebol. Cerca de 50 pessoas foram consultadas em seis meses de trabalho coordenado pela antropóloga Daniela Alfonsi, com a consultoria de Marcelo Carvalho, do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, e do ex-atleta do taekwondo e membro da comissão de atletas do COB Diogo Silva. A pesquisa foi conduzida pelo historiador Marcel Tonini juntamente com a equipe do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, núcleo do museu responsável pelos acervos e pesquisas.

Leia também: Palmeiras anuncia sala de troféus no Allianz Parque

Especialistas, jornalistas, goleiros e biógrafos também foram entrevistados, assim como foram reunidos conteúdos do Centro de Memória do Vasco e do acervo pessoal da família Barbosa.

Para mais informações, acesse o site do Museu do Futebol.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças