Esporte

Clubes da Série A propõe a criação de uma Liga para organizar o Campeonato Brasileiro

19 dos 20 clubes da primeira divisão entregaram o documento para a direção da CBF. Ideia é os times organizarem o campeonato já no ano que vem


15/06/2021 18h13

Dezenove clubes da Série A assinaram um documento nesta terça-feira (15) concondando em fundar uma Liga para organizar o Campeonato Brasileiro. Atualmente, cabe a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estruturar o torneio.

O documento foi entregue para a direção da CBF numa reunião realizada nesta tarde, na sede da entidade. A ideia é organizar o campeonato já em 2022.

Leia também: Galvão Bueno posta vídeo de desafio de futebol com o neto: “Haja Coração”

O único time da primeira divisão a não assinar o documento foi o Sport Recife, pois o clube está sem presidente neste momento. Milton Bivar renunciou ao cargo e uma eleição deverá ser marcada.

Além de representantes dos clubes, a reunião também contou com presidente interino Antonio Carlos Nunes, vice-presidentes e diretores da entidade.

O que é necessário para criar a Liga?

Para a criação de uma liga, segundo o artigo 24 do estatuto da CBF, é necessário ter a aprovação da Assembleia Geral Administrativa. Porém, só participam desta Assembleia apenas as 27 federações estaduais de futebol. 

Os clubes só participam da Assembleia Geral Eleitoral, que só se reúne para escolher o presidente e os vices. E mesmo assim, os clubes tem peso menor nos votos do que as federações.

Para uma Liga ser criada, é necessário uma aprovação das federações na Assembleia Geral Administrativa. Porém, essas instituições já demonstraram não ter interesse nesse assunto. Então, não será uma proposta facilmente aprovada. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças