Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Miguel Ruiz/FC Barcelona
Miguel Ruiz/FC Barcelona

O casamento entre Barcelona e Lionel Messi acabou nesta quinta-feira (5). O clube anunciou que o camisa 10 não renovou o contrato e não vestirá mais a camisa azul grená.

Em 17 anos, o argentino conquistou 35 títulos, se tornou o maior artilheiro da história do clube e quebrou uma série de recordes. Muitos deles são praticamente impossíveis de serem quebradas.

Leia também: Para onde vai Lionel Messi?

Porque não relembrar alguns desses grandes momentos? O site da TV Cultura selecionou lances que marcaram a trajetória de Messi pelo Barcelona e que o fizeram o maior jogador da história desse clube.

- Estreia de Messi na equipe profissional do Barcelona

Em 16 de outubro de 2004, durante o clássico catalão contra o Espanyol, o técnico Frank Rijkaard decide dar uma oportunidade para a mais nova promessa da base. Messi tinha 17 anos, três meses e 22 dias. Aos 37 minutos do segundo tempo no lugar de Deco.

- Primeiro gol com a camisa do Barcelona

O campeonato espanhol da temporada 2004/05 foi a primeira competição que Messi ganhou minutos com a camisa do Barcelona. Seu primeiro gol saiu em uma partida contra o Albacete. Ele entrou no meio da partida no lugar do atacante Samuel Eto’o.

O jovem argentino ainda vestia a camisa 30 e entrou com sede de gol. Ele chegou marcar uma vez, mas estava impedido. Em sua segunda chance, ele recebeu um belo passe de Ronaldinho Gaúcho e marcou por cobertura. Era o início do reinado.

- Messi contra o Real Madrid

Uma das grandes característica de Messi com a camisa do Barça foi o desempenho dele em partidas grandes. E o maior jogo para um jogador do Barcelona é o clássico contra o Real Madrid.

O argentino é o maior artilheiro da história de El Clasico. Durante sua passagem, foram 45 jogos com 19 vitórias, 15 derrotas e 11 empates. Ele marcou 26 gols e 14 assistências. O primeiro gol dele foi em um clássico em 2007 em um Canp Nou lotado.


Além disso, o Santiago Bernabeu foi um dos estádios que Messi mais marcou em sua carreira e fez icônicas celebrações, como mostrar a camisa 10 para a torcida do Real Madrid.


- Bola de Ouro

Com os títulos e atuações, Messi se tornou o melhor jogador do mundo seis vezes. Ele venceu em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015. A última vez foi em 2019. Veja como foi o anúncio.


- Melhor cobrador de falta do mundo

No começo de sua carreira, Messi era um atacante que jogava pela beirada do campo. Mas ao longo dos anos, ele foi se desenvolvendo diversas habilidades e foi se tornando um atleta completo.

Uma das grandes evoluções de Messi ao longo da carreira foi em relação a cobrança de falta. Ao longo dos últimos anos, ele se tornou o homem da bola parada e marcou mais de 50 gols.